Atualizado em: 22 março 2011

Firefox 4 final disponível para download

firefox_logoO Mozilla Firefox 4 foi lançado hoje (22), mas pelo menos, desde ontem, usuários já puderam baixar a versão final do navegador a partir dos servidores de FTP da Mozilla.

Pelo que pude apurar, a informação vazou através do Twitter, a maior fonte de fofocas furos jornalísticos da Net.

publicidade:

O desenvolvimento do Firefox foi acelerado pela “guerra dos browsers” que voltou a carga como não víamos desde os tempos do embate entre Mozilla Firefox e Internet Explorer.

Hoje, temos mais gente na briga: Internet Explorer, Google Chrome, Apple Safari e o próprio Mozilla Firefox.

 

SISTEMA DE BUSCA

Uma das novidades da versão 4.0 do Firefox é um sistema de buscas modificado, que permite digitar uma palavra qualquer na barra de endereços e são exibidas sugestões de outras abas ou janelas abertas que correspondam a pesquisa.

 

EXTENSÕES

A maioria das extensões ainda não é compatível com a versão 4 do Firefox, mas os desenvolvedores estão trabalhando para tornar estes aplicativos compatíveis. Como de costume, em alguns dias, uma avalanche de novas versões estará disponível.

 

MAIS VELOZ

O Firefox é um grande navegador, mas andou pecando pela lentidão e grande consumo de memória nas versões anteriores. O problema era tão grave que o browser chegava a travar. Eu mesmo, desisti do Firefox em favor do Chrome devido a este problema e até hoje não penso em voltar.

A Mozilla finalmente fez algo a respeito, de forma que agora podemos perceber que o consumo que era em média de 200 MB de memória caiu para cerca de 175 MB.

Depois que o Google Chrome mostrou pela primeira vez seu poderoso motor javascript, todos os outros browsers tremeram, mas a concorrência foi salutar. Hoje, todos os grandes estão muito rápidos e o Firefox 4 não fica de fora, pisando fundo no acelerador.

Em particular, os vídeos em alta definição, rodam com muito mais fluidez do que antes.

 

DOWNLOAD

Como os servidores de FTP não são projetados para lidar com um grande número de downloads e são usados espelhos para esta tarefa.

Você pode baixar o Firefox 4 para Windows, Mac ou Linux clicando nestes links.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook