Atualizado em: 27 janeiro 2012

Fidel Castro morreu, pelo menos no Twitter

O boato ganhou ainda mais força pois todos sabemos que o expoente da ditadura cubana está gravemente doente há pelo menos cinco anos e sua morte não seria surpresa.
Foto fake com Fidel Castro morto

Foto fake com Fidel Castro morto

Uma fotografia em sem cores, talvez montagem, uma mensagem no Twitter como que postada por descuido, uma afirmação falsa e temos um novo “trending topic” no microblog.

A bola da vez foi Fidel Castro e sua suporte morte. O boato ganhou ainda mais força pois todos sabemos que o expoente da ditadura cubana está gravemente doente há pelo menos cinco anos e sua morte não seria surpresa.

publicidade:

Supostamente a grande mídia possui até mesmo reportagens prontas para este acontecimento, de forma a colocar a notícia no ar o mais rapidamente possível, tão logo o fato se confirme.

Hoje a rede social Twitter trouxe uma reedição do boato sobre a morte do ditador. Tendo em vista a gravidade do problema, com profundas implicações para a política internacional, a mídia tomou precauções para não transmitir o que era apenas um rumor.

Fidel Castro (centro) em seus dias de glória

Fidel Castro (centro) em seus dias de glória

A principal característica do hoax foi a atribuição da notícia para Cuba Press , um site dirigido por jornalistas cubanos dissidentes do regime, onde não há nenhuma menção sobre o assunto em questão.

Tendo em vista as repetidas interpelações por parte da mídia mundial, a blogueira Yoani Sanchez disse, que “não há notícias confiáveis.” Pouco tempo depois, com um tweet irônico, deu a entender que era de fato um boato.

image

image

A suposta foto de Fidel Castro em um caixão também foi usada em outro hoax em agosto de 2011, enterrando definitivamente o boato, porém o suposto morto continua vivo, embora todos saibamos que está muito doente. O governo cubano não se manifestou sobre o ocorrido.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook