Atualizado em: 2 junho 2011

Fedora Download em Português

Conheça um pouco mais sobre o Fedora Code e quais os benefícios dele.

Como sabemos, atualmente um dos principais objetos do nosso dia-a-dia é o computador e tudo o que está no seu entorno. O computador trouxe uma série de vantagens e benefícios em nosso cotidiano. Atualmente, o computador e a internet são sinônimos de um mundo livre, sem limites e impecílios.

E diante de todo o monopólio de empresas como Microsoft, eis que nasceram iniciativas de pessoas que buscavam uma autonomia maior para os usuários. Diante disso, surgiu a premissa do Linux.

publicidade:

O Linux é um modelo de software livre. Em linhas gerais, é um termo usado para definir um sistema operacional que utilize o núcleo Linux. O autor da façanha foi finlandês Linus Torvalds, que se inspirou no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

Em seu início foi desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais. Após um tempo, começou a contar com a colaboração de grandes empresas, como a IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e a Canonical.

Não demorou muito para que surgissem programas versáteis como no brasileiríssimo BrOffice – sendo esse uma excelente opção para pequenas empresas.

Uma das opções do Línux é o Fedora Code. Essa é uma distribuição Linux baseada em pacotes RPM, criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos.

Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com OpenOffice.org e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema bugzilla do projeto.

Para os interessados, é válidos ressaltar que o Fedora é um sistema que pode ser utilizado tanto em desktop quanto em servidor sendo derivado do Red Hat Linux 9.

Suas principais características são:

  • Fácil utilização, mesmo para usuários inexperientes em GNU/Linux.
  • Instalador Anaconda, um dos mais fáceis utilizados atualmente.
  • Gestor de desktopGNOME e KDE.
  • Inclui diversos Drivers de periféricos atualizados, facilitando a detecção de hardwares mais novos.
  • Possui diversas interfaces de configuração (Rede, Video, Som, Segurança, Teclado, Samba, Serviços e etc) facilitando a administração e configuração do sistema.
  • Sistema para gerenciamento de pacotes Yum e atualizador de pacotes PackageKit (a partir do Fedora 9).
  • Inumeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação ou através do gerenciador de pacotes.
  • LiveCDs instaláveis com Gnome e/ou KDE disponíveis oficialmente a partir da versão 7.
  • A partir da versão 7, inclui o REVISOR, uma ferramenta de facil utilização para que qualquer pessoas possa gerar sua versão LiveCD ou DVD baseado no Fedora.
  • Disponível em CDs (exceto as versões 7 e 8, lançadas somente em DVD) e DVDs (a partir da versão 7).
  • Disponível nas arquiteturas x86, x86_64 e PPC.
  • Traduzido e Documentado em Português pelo Projeto Fedora Brasil.

E para fazer o donwload do Fedora em português basta clicar aqui ou aqui.

Fonte: Wikipedia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook