Atualizado em: 30 julho 2011

Falhas de segurança no Facebook rendem recompensa

A rede social de Mark Zuckerberg explicou através de seu blog que pagará 500 dólares para quem encontrar falhas de segurança no Facebook. Jogada de marketing?

Falhas de segurança no Facebook rendem recompensaNesta última sexta-feira (29), o Facebook começou a oferecer recompensas no valor de 500 dólares para qualquer um que consiga identificar algum tipo de vulnerabilidade na rede social de Mark Zuckerberg.

“Para mostrar nosso apreço por nossos pesquisadores de segurança, oferecemos uma recompensa monetária para certas violações de segurança que sejam identificadas”, disse o Facebook em seu blog.

publicidade:

Qualquer especialista em segurança que seja a “primeira pessoa a divulgar de forma responsável”, um erro que poderia “comprometer a integridade ou privacidade dos dados dos usuários do Facebook”, poderá receber uma recompensa de quinhentos dólares, de acordo com o Facebook. “Nossa equipe de segurança irá avaliar cada falha para determinar se reúne os requisitos”, diz o blog.

O gigante das redes sociais sediado em Palo Alto, Califórnia (EUA), disse que a recompensa de 500 dólares pode ser aumentada “para erros específicos”. O Facebook contratou no mês passado, George Hotz, um famoso hacker conhecido como “GeoHot”, mas não revelou quais seriam suas funções na empresa.

“Geohot” foi processado pela Sony por ter criado a única forma de desbloqueio conhecida do console de videogame PlayStation 3. Ele também é responsável por um método de desbloqueio (jailbreak) do iPhone, e se considera o primeiro a conseguir tal façanha.

O baixo valor da recompensa nos leva a fazer algumas reflexões. Ou o número de falhas de segurança e gigantesco, para uma empresa bilionária chegar a restringir seu orçamento, ou seus sistemas não são seguros, a ponto de oferecerem um valor baixo, com isso não atraindo quem realmente tenha condições para descobrir tais falhas.

Há ainda a possibilidade de ser uma jogada de marketing, aquela coisa para inglês ver. Creio que um valor a partir de 100 mil dólares seria uma excelente forma de colocar a segurança da plataforma à prova de forma realmente eficaz. E você? Vai perder noites de sono para ganhar 500 dólares, se ganhar?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook