Atualizado em: 29 abril 2011

Facebook deleta sites por engano

Uma falha no sistema de denúncias do Facebook, levou a rede social a deletar erroneamente, vários sites. A empresa justificou dizendo que nenhum "sistema é perfeito".

delete

O Facebook, rede social cada vez mais popular entre os brasileiros, com mais de 700 milhões de usuários, dá muita ênfase para questões de segurança e proteção de direitos autorais. O site conta com um sistema de denúncias em muitas áreas, mas que trouxe mais problemas do que soluções nas últimas horas, pois eliminou vários sites populares por engano.

publicidade:

Os sites afetados foram principalmente os de notícias sobre tecnologia. Aparentemente, a causa da falha foi permitir que qualquer um faça denúncias de violação dos direitos autorais sem a devida validação de sua identidade, nem a justificação do crédito.

Na verdade, esta não é a primeira vez que isso acontece, mas vários sites já passaram por este dissabor. Para piorar a situação, aqueles que desejarem recorrer do caso, só receberão um e-mail genérico enviados por uma página de ajuda. E como sabem aqueles que tentaram contato com o Facebook a partir daí, as respostas são insuficientes ou inválidas.

Mas justamente a popularidade das páginas, e o contato direto que seus proprietários tem com o Facebook, foram os que permitiram relatar que havia algo errado. Assim, a rede começou a restaurar o acesso de cada um dos afetados, enquanto investiga as causas do problema.

Um porta-voz da empresa disse que “leva muito a sério” as alegações relativas à DMCA (direitos autorais), para os quais apresentam uma série de ferramentas e mecanismos especializados. Ele também comentou que o sistema “avalia uma série de fatores para decidir como responder e, em muitos casos, pedem informações adicionais para o autor da denúncia antes de intervir”. Na verdade, essa foi a parte que falhou, algo que justificaram dizendo que “nenhum sistema é perfeito”.

Ter um impressionante número de membros, obriga a construir um ambiente seguro. Embora a possibilidade de denunciar uma série de violações de regras (pornografia, pirataria, etc.), seja muito importante, mais ainda é que os mecanismos de controle funcionem corretamente, caso contrário, o resultado é um site totalmente legítimo pode desaparecer da noite para o dia. E isso é negativo para um serviço que tenta cativar mais anunciantes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook