Atualizado em: 18 junho 2012

O que é Engenharia Social?

Como precaução, é muito importante saber navegar no mundo virtual sem cair em alguma cilada, bolada por "experts" da da tecnologia. Você já ouviu falar em Hacker? O hacker tem, como objetivo invadir o computador de terceiro, absorvendo todas as informações pessoais e confidenciais contidas nele.
Você Sabia?
O hacker Kevin Mitcnick lançou um livro chamado "A Arte de Enganar", onde surgiu o nome "Engenharia Social" e que desvenda o mundo dos Hackers.
Hackers na internet.

O cuidado com o uso da internet.

A internet é um mundo que, ao mesmo tempo proporciona coisas incríveis também esconde perigos. Com tantas novidades circulando por aí, muitas vezes é muito difícil perceber qual delas é uma armadilha ou não. Você já ouviu falar em Engenharia Social? O termo, criado pelo hacker Kevin Mitcnick, significa práticas para obter informações sigilosas de computadores.

Por meio sociais, como e-mails, telefones, sites, redes sociais, etc, os hackers- indivíduos que invadem informações de sistemas como empresas ou até mesmo arquivos de Congresso Nacional e Internacional- praticando golpes, passando-se por outra pessoa. Veja os meios em que podem ocorrer:

publicidade:

Por onde os Hackers atacam

E-mails

A invasão de e-mails são as clássicas. O golpista envia mensagens, como notícias, mensagens de religião (textos religiosos), propagandas de sites e empregos ou passa-se por alguma pessoa/parente próximo. Como prevenção, é muito importante não abrir qualquer mensagem ou ter a certeza de que algum conhecido enviaria a mensagem ou se enviaria qualquer coisa do tipo.

Telefone

Passando-se como algum funcionário de alguma empresa ou corporação, é feita perguntas pessoais, como e-mail, endereço, número de cartão de crédito, etc. Os hackers também utilizam a “música de espera”, que é utilizado para que a vítima espere na linha, enquanto recolhe as informações fornecidas.

Redes Sociais

Na atualidade, são os golpes que mais acontecem. O indivíduo normalmente ataca a redes como Facebook ou Orkut ou até mesmo Salas de Bate-Papo. Ele tem como objetivo conquistar a confiança da vítima, até ela, aos pouco enviar-lhe informações. O site Facebook foi criado com o objetivo para que isso não aconteça. A rede avisa, previamente quanto aos perigos e recusa aceitar solicitações de amizade caso a pessoa não conheça.

Livro: A Arte de Enganar

Um livro interessante para ler e entender o que há por trás das mentes de hackers e ladrões virtuais, é A Arte de Enganar, escrito pelo hacker Kevin Mitcnick. Nele, o autor explica o que se passa na mente deles e como era praticado a “absorção” de informações pessoais ou sigilosas, como arquivos governamentais, por exemplo, da Casa Branca.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook