Atualizado em: 2 fevereiro 2011

Endereços da Internet estão no fim

Binary Code

Os endereços IP usados para permitir a comunicação entre dispositivos de Internet estão se esgotando rapidamente. Os endereços IP compostos de 4 blocos são os verdadeiros endereços da Web. Quando digitamos www.sempretops.com, servidores de DNS se encarregam de verificar qual é o IP deste site e redirecionar sua requisição para o servidor correto.

publicidade:

O problema é que os últimos 16,8 milhões de endereços IP padrão IPV4 estão se esgotando e a implementação do novo padrão IPV6 está andando a passos de tartaruga.

O esgotamento de endereços não irá provocar o apocalipse da Internet, mas impede o registo de novos endereços de IP, o que na prática, impede a expansão da rede, criação de novos servidores, sites, etc.

Não é de hoje que diversas entidades internacionais estão alertando para a baixa quantidade de endereços no formato IPV4, porém a exemplo do que acontece com a questão climática, providências eficazes não foram tomadas.

Alain Durand, diretor de Software da consultora Juniper Networks dá uma última estimativa quanto ao provável prazo de esgotamento de endereços: “Alguns operadores de telecomunicações podem vir a esgotar os seus endereços IPv4 dentro de três ou seis meses, enquanto outros poderão demorar um período mais longo, tudo depende do índice de registo de endereços nos locais onde operam”.

Para saber mais sobre o esgotamento dos endereços da Internet, recomendo a leitura deste artigo.

Fonte: Registro.BR

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook