Atualizado em: 21 março 2012

Empresas pedem senha do Facebook para contratar

Invasão de privacidade, talvez seja mais do que isso quando alguém pede o login para entrar no seu Facebook
Você Sabia?
Segundo os termos de privacidade do Facebook, quem fornece a senha do perfil para que outra pessoa possa acesá-lo, também está violando a política da rede social, mas diante da justiça isso não tem nenhum valor.
Login Facebook

Em alguns lugares se você quer um emprego precisa dar sua senha do Facebook, ai se essa mania pega (Foto: Divulgação)

Em meio a tantas novidades do mundo virtual, a vida particular dos usuários acaba por ficar muito exposta. Para saber um pouco mais de você, empresas podem a senha do Facebook para contratar.

Nas redes sociais consta quase tudo o que se quer saber sobre uma pessoa, seu local de trabalho, onde mora, o que estuda e em qual instituição e também é possível ter noções de como ela se comporta diante de várias situações.

publicidade:

Não é nenhuma novidade que os empregadores estão utilizando esses meios para recrutar seus funcionários. Essas ferramentas viraram quase um portfólio, existem aquelas específicas, porém tudo que você coloca no seu mural, curte ou compartilha no Facebook pode servir para ser ou não contratado.

Esse fato tem acontecido nas empresas dos Estados Unidos, tanto nas privadas, quanto nos órgãos públicos. Os candidatos às vagas não têm muito opção ao serem informados que precisam revelar a senha para o recrutador, pois a falta de emprego e a necessidade de arrumar um fazem com que eles informem esses dados.

Em paralelo a isso estão as criticas referentes à legalidade de proceder dessa forma. O que se sabe é que não existe nenhuma legislação que proíba esse tipo de procedimento, mas é certo que isso não deixa de ser invasão de privacidade, se não fosse, jamais um usuário poderia escolher a opção de mostrar suas atualizações somente para os amigos.

Outras artimanhas para saber mais sobre o candidato

Pedir para o candidato adicionar funcionários do RH;

Solicitar que a pessoa realize o login do Facebook em um computador da empresa.

Segundo o Huffington Post, portal de notícias que propagou essa história, ao entrar em contato com a equipe do Facebook a resposta veio com o seguinte teor: “é proibido a qualquer pessoa solicitar ou aceder à conta de alguém”.

Possivelmente propostas para impedir esse tipo de atitude por parte das empresas serão apresentadas, por enquanto é interessante ficar atento ao que se coloca nas redes sociais. Quando você menos imagina tem alguém bisbilhotando.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook