Atualizado em: 24 setembro 2013

Diferenças entre Servidor Dedicado, VPS e Servidor Compartilhado

Saiba que o conceito do servidor compartilhado é o mais simples de entender, é claro que existem diferenças entre as tecnologias de virtualização
Você Sabia?
Que a Virtualização surgiu na década de 60 com os servidores de grande porte da IBM, os Mainframes.
Servidor

O Servidor Compartilhado é o mais comum de ser encontrado no mercado

Na hora da armazenagem de dados e utilização de um servidor existem muitos termos que os leigos podem não entender e ficarem confusos na hora de saber que tipo de serviço contratar.

Sobre o Servidor Dedicado, VPS e Servidor Compartilhado

publicidade:

Servidor Dedicado é a modalidade de serviço em que o cliente contrata um servidor inteiro que só ele vai utilizar, sendo que este servidor não será dividido com nenhum outro cliente, assim nenhum site que não seja do cliente será hospedado na máquina.

A principal desvantagem do servidor dedicado é o preço, pois o custo de um servidor que seria dividido com vários clientes precisará ser pago por apenas um cliente. Já a vantagem é para os sites com alta demanda de processamento, pois como não há compartilhamento de recursos,  ciclo de processamento, bit de memória e bit de velocidade da conexão são utilizados por um único cliente.

VPS é a abreviatura de Virtual Private Server, ou traduzindo, Servidor Virtual Privado. O VPS é  o mesmo que VM (Virtual Machine, ou máquina virtual). O VPS (máquinas virtuais que rodam dentro de uma máquina dedicada) tem preços que costumam ser bem mais reduzidos que o dos dedicados, mas os recursos disponíveis também são menores.

Servidor Compartilhado é o mais comum existente no mercado,sendo quando uma empresa disponibiliza um ou mais servidores para um determinado número de clientes, que vão hospedar seus sites em contas individuais nestas máquinas.

A principal do Servidor Compartilhado é que o preço total do serviço é dividido entre dezenas, centenas, ou milhares de clientes, o que torna as hospedagens extremamente baratas.

Já a desvantagem está no fato do isolamento entre as contas ser menos eficiente, de forma que um domínio mal comportado, ou sob ataque, pode comprometer a estabilidade de todos os outros. Mesmo havendo meios de se conter este tipo de ataques, eles, na maior parte do tempo, causam mais danos do que benefícios, razão pela qual as empresas de hospedagem compartilhada costumam  monitorar cada servidor diretamente, agindo individualmente em caso de haver problemas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook