Atualizado em: 28 julho 2011

Dicas para manter seu Twitter seguro

É possível acessar o Twitter com muito mais segurança com medidas simples. Conheça essas três dicas que podem lhe ajudar a não ter sua conta hackeada.

Dicas para manter seu Twitter seguroA rede de microblog Twitter quer que seus usuários fiquem tranquilos na hora de usar o serviço. Portanto, recomenda seguir uma série de medidas para proteger sua conta. Além disso, lembra que as tentativas de hackear uma conta no Twitter são extremamente raras, mas alerta para a ameaça do phishing.

A preocupação dos usuários para proteger a sua conta do Twitter segue presente, como não poderia deixar de ser. Como já aconteceu antes com os serviços de e-mail, usuários da rede de microblog tem medo que seus dados sejam comprometidos por terceiros.

publicidade:

O Twitter alerta para casos de phishing e explica em sua página de ajuda, que os usuários devem ser cautelosos com os e-mails falsos, arquivos anexados ou telas de login muito semelhantes à sua página inicial, e carregando o nome do Twitter. O serviço de microblog alerta que nunca irá enviar e-mails pedindo que você faça download de arquivos anexados.

“Você nunca deve digitar sua senha em um site diferente do Twitter, ou em um aplicativo que você não confia. Um dica bem útil é verificar a barra de endereços do navegador para se assegurar que a página exibida está no endereço twitter.com. Por mais que isso seja óbvio, se vermos uma página exatamente igual ao serviço que estamos acessando, nossa tendência é não fazer verificações adicionais, mesmo as mais básicas.

Cuidado com os sites de aumento de followers

A recomendação do Twitter está em franca oposição aos usuários que usam serviços de aumento do número de sequidores. Este tipo de site que oferece um aumento exponencial dos seus followers, não tem autorização para funcionar, e muitos deles, se apropriam da sua conta caso percebam que ela é interessante para envio de propaganda.

Três dicas para manter sua conta segura

Uma das páginas da seção de ajuda do Twitter oferece três dicas básicas para manter uma conta segura. A primeira é usar senhas que não sejam difíceis de “adivinhar”, e que tenham pelo menos 10 caracteres, além de uma combinação de letras, números e símbolos. A segunda é acessar o Twitter usando o protocolo HTTPS para uma utilização mais segura quando entrar em sua conta no Twitter, e em terceiro lugar, adicionar um número de celular à conta do Twitter para que o usuário consiga recuperar sua conta caso o acesso ao seu e-mail também tenha sido comprometido e este não possa ser usado.

Roubaram sua conta? Saiba o que fazer!

Finalmente, o Twitter recomenda que o usuário, ao suspeitar que sua conta foi comprometida, vá imediatamente até a página de ajuda para contas e procure informações sobre contas comprometidas para saber como proceder.

Fonte: Ajuda do Twitter

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook