Atualizado em: 26 setembro 2011

Consulte os Pergaminhos do Mar Morto na Web

As peças são consideradas como uma das mais importantes descobertas arqueológicas de todos os tempos. São textos bíblicos escritos em pergaminho e papiro.
Alguns manuscritos do Mar Morto em exposição

Alguns manuscritos do Mar Morto em exposição

Nesta segunda-feira (26), o Museu de Israel em Jerusalém começou a publicar os Manuscritos do Mar Morto, um conjunto de pergaminhos que contêm alguns dos mais antigos textos bíblicos conhecidos.

“Os usuários podem ver, com precisão e riqueza  de detalhes, o que até então tinha sido impossível acessar, os manuscritos datados da época do Segundo Templo”, disse a gestão do museu onde se guardam as textos escritos há dois milênios.

publicidade:

Os documentos, que podem ser consultados em um website, “são de extrema importância, uma vez que constituem o fundamento do património monoteísta do mundo”, complementa o comunicado publicado pelo museu.

Detalhes invisíveis a olho nu podem ser ampliados até 1.200 megapixels, ou uma resolução 200 vezes maior do que um dispositivo fotográfico comum.

Cavernas de Qumran

Cavernas de Qumran

O projeto foi realizado em colaboração com a Google, e tem como finalidade disponibilizar gratuitamente os documentos para o público. Seu custo é estimado em 3,5 milhões de dólares.  Atualmente você pode acessar e cinco manuscritos, incluindo o de Isaías.

Os 900 manuscritos em pergaminho e papiro, encontrados entre 1947 e 1956 nas cavernas de Qumran, ao longo do Mar Morto, são considerados um dos maiores achados arqueológicos de todos os tempo. Eles compõem os textos religiosos em hebraico, aramaico e grego do Novo Testamento, mais antigos encontrados até hoje.

Os documentos mais antigos datam do século III AC (antes de Cristo),  e o mais recente foi escrito em 70 dC (depois de Cristo), quando as legiões romanas destruíram o segundo Templo judaico.

Quando não estão expostos, estes manuscritos permanecem em condições de iluminação, humidade e temperaturas, idênticas às cavernas de Qumran.

Veja os pergaminhos do Mar Morto.

 

Cavernas de Qumran, onde os manuscritos do Mar Morto foram encontrados

Cavernas de Qumran, onde os manuscritos do Mar Morto foram encontrados

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook