Atualizado em: 20 outubro 2011

Conheça a mulher que dá voz ao Google Tradutor

Regina Bittar é responsável pelo áudio da ferramenta em português do Google Tradutor. Além disso, Regina é locutora de comerciais de TV e diz estranhar ouvir sua voz no site, dando boas risadas até hoje.
Regina Battir voz do Google Tradutor

A voz brasileira que faz as traduções para o português do Google Tradutor é de Regina Battir, brasileira casada, com 49 anos e dois filhos. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas assistem algum filme ou algum comercial e começam a imaginar: “Mas quem será que é o dono ou a dona dessa voz?”. Muitos dubladores são responsáveis por “emprestar” sua voz para comercializar produtos famosos e até mesmo outras coisas que jamais imaginamos.

Uma das vozes que tem feito grande sucesso dentre os internautas é a famosa voz feminina do Google Tradutor. Muitos imaginam uma pessoa estranha, outros não conseguem imaginar, mas mal sabemos que a pessoa responsável por essa voz é uma brasileira que leva uma vida normal como qualquer outra pessoa.

publicidade:

Voz famosa

Regina Bittar tem ficado famosa por ter sua voz usada para passar alguns trotes por aí. Regina Bittar é uma mulher brasileira, casada, com 49 anos e mãe de dois filhos. Ela mora em São Paulo e é a dona da famosa voz do Google Tradutor, ferramenta que agora está com áudio. A voz dela é usada para pronunciar as palavras em português e muito usada também por alguns jovens para passar alguns trotes com sua voz robótica. Quando perguntada sobre o que ela acha dos trotes passados com a sua voz, Regina diz “Eu não acho estranho a minha voz estar em várias brincadeiras do YouTube porque aquilo é uma máquina. Para mim, é a voz do Google, não sou eu”.

Ao falar de como foi realizar as gravações para o Google, Regina não entra em detalhes, mas diz que participou de uma seleção com uma fonoaudióloga e que iniciou as gravações no ano de 2009, sendo o recurso lançado no mês de maio do ano seguinte.

Trotes viraram mania

Menina briga com a voz do Google Tradutor

Menina briga com a voz do Google Tradutor e manda ela ir dormir. (Foto: Divulgação)

Regina não tinha conhecimento sobre os trotes realizados com a sua voz há pelo menos 4 meses atrás. Ela diz que teve conhecimento a partir de uma amiga sua, que disse “Regina, olha o que estão fazendo com a sua voz”. Regina não se incomoda e diz que as pessoas que passam o trote que possuem mais autoria no feito do que ela mesmo. Como brasileiro faz piada com tudo, Regina não se preocupa e diz que logo esquecerão e que a cada dia tem algo novo na internet.

Entre todos os trotes passados com a voz de Regina, alguns chamaram mais a atenção e caíram na graça do público. Um dos vídeos mais assistidos é de uma menina que briga com ‘a voz’, mandando-a ir dormir.

Pedido de Pizza pelo Google Tradutor

Grupo de amigos decide pedir pizza de um modo diferente, utilizando a voz do Google Tradutor. (Foto: Divulgação)

Outro vídeo com a voz de Regina, que acabou também virando febre na internet, é quando um grupo de amigos que está com fome resolve em uma noite qualquer pedir uma pizza, mas de um modo meio diferente.

Os amigos fazem o pedido da pizza através da voz do Google Tradutor. No caso desse vídeo, a voz não é usada para passar um trote, mas somente para realizar o pedido da pizza, que é feito de modo natural, apenas é usada para realizar o pedido de um modo diferente e divertido. A pizza chegou corretamente e muito depressa, garantem os meninos que fizeram o pedido. Dentre os vídeos feitos usando a voz de Regina, do Google Tradutor, esse foi o pioneiro entre eles. A partir dele, outros também aderiram a moda e começaram a pedir pizza com a voz do Google, garantindo no mínimo boas risadas.

Google Tradutor fala com Yudi

Apresentador Yudi do Bom Dia & Cia passa apuros ao atender a voz do Google Tradutor pensando ser um participante comum. (Foto: Divulgação)

 

Mas definitivamente, um dos trotes que estourou na internet e que chegou a causar grande polêmica foi o trote passado para o apresentador Yudi, que comanda ao lado de Priscilla o Bom Dia & Cia do SBT. O programa acontecia ao vivo, quando de repente a voz
entra como se fosse mais uma participante concorrendo a prêmios do programa. Ao atender a suposta participante do programa e perguntar de onde ela fala, Yudi é surpreendido com algumas agressões verbais. O vídeo é ainda muito visto e muito comentado entre todos.

Regina Battir conta que hoje em dia ainda dá risada ao ouvir sua voz no Google Tradutor, que é como se a voz não fosse dela e que ela estranha cada vez que ouve a voz robótica.  “Recentemente, eu comprei um iPhone e um amigo me disse: ‘você também está lá’”, diz a locutora sobre o aplicativo do Google para o smartphone da Apple.

Além disso, Regina diz usar frequentemente a ferramenta do Google com a sua voz. É uma ferramenta muito útil que auxilia a todos que precisam saber da pronúncia de diversas palavras.

Outros trabalhos de Regina, a ‘voz’ do Google Tradutor

Regina Battir

Regina Battir, a voz do Google Tradutor diz que passou muito tempo dando boas risadas da sua própria voz ao ouvi-la na ferramenta do Google e diz não ter se acostumado ainda. (Foto: Divulgação)

Regina Battir antes do Google Tradutor também já realizou outros trabalhos. No ano 200, Regina era a apresentadora da assistente virtual que foi lançada pela marca Gradiente, a “Mediz”. O recurso funcionava a partir de um reconhecimento de voz, onde os usuários ligavam para o portal e tinham vários locutores de plantão que davam notícias sobre o trânsito e o tempo.

Antes de “emprestar” sua voz para máquinas, Regina trabalhou na mídia impressa, mais especificamente no Jornal “A Tribuna”, na cidade de Santos. Após esse trabalho, ela começou a trabalhar em uma revista de moda da cidade e sendo muito elogiada pelo timbre da sua voz, Regina foi convidada para fazer uma propaganda como locutora e acabou se encantando pela profissão.

Após um tempo morando no exterior, Regina retorna a São Paulo com o intutito de retomar também a sua carreira, profissão que fascina a locutora e que produz efeito imediato para ela.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook