Atualizado em: 2 setembro 2013

Como Navegar de forma segura na internet

Os links e anúncios de prêmios mirabolantes são utilizados como isca para roubo de dados e entrada de vírus nos computadores.
Você Sabia?
Que a internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960.
Navegar de forma segura na internet

Existem varias formas para navegar com segurança na Internet

Quando navegamos na internet, é importante colocar em prática algumas medidas de segurança, pois fraudes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem encontrar na internet.

Dicas de como Navegar de Forma Segura na Internet

Utilizar senhas difíceis de serem descobertas e troca-las periodicamente: Dê preferência a sequências que misturam letras e números. Também não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres e troque as senhas cada três meses.

publicidade:

Dicas de como Navegar de Forma segura na Internet

Utilizar navegadores atuais: navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores.

Atualizar o antivírus e o sistema operacional: Além de instalar um antivírus no computador, devemos  atualiza-lo constantemente. Já quanto a atualização do sistema operacional é bom verificar se o sistema operacional possui a funcionalidade de atualização automática ativada.

Tomar cuidado com os downloads que vai fazer: Muitos vírus se passam por músicas, vídeos, fotos, aplicativos, etc, para enganar o usuário. Por isso sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.

Não clique em links de mensagens instantâneas e redes sociais: Quando o usuário está utilizando serviços de mensagens, muitos vírus são transferidos através de mensagens automáticas com links ou sites maliciosos durante uma conversa com um contato.

Não acredite em emails suspeitos: Muitos vírus de pessoas ou grupos de estelionatários são passados através de emails sobre pedidos de atualização de dados, prêmios ganhos, ameaças, ofertas tentadoras, cobranças descabidas, entre outros. Não abra esses emials ou forneça mais dados seus.

Cautela ao fazer compras pela internet: Ao fazer compras pela internet procure faze-lo em sites conhecidos e de confiança, principalmente se você vai informar o número do seu cartão de crédito e código de segurança.

Não acesse a sua conta do banco de computadores públicos e verifique se o site é do seu banco mesmo: verifique sempre se o endereço do site pertence mesmo ao serviço bancário e acesse de um computador que seja seu.

Não informar seus dados ou rotinas pessoais: Nas redes sociais não informe seus dados pessoais ou rotinas, para evitar que seus dados sejam usados por pessoas mal intencionadas ou até mesmo que você e sua família sofram assaltos ou sequestros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook