Atualizado em: 19 abril 2013

Como identificar armadilhas no Facebook: Postagens com "vírus"

Você Sabia?
O Facebook foi criado em fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz, se tornando uma das maiores ferramentas sociais do seculo 21.
Armadilhas do Facebook

Ficar ligado e saber como identificar armadilhas no Facebook bem na frente dos seus olhos. (Reprodução)

Se você estiver acessando o facebook e se depara com uma mensagem dizendo que estão sendo procurados diversos jogadores de vídeo games para testarem as novas versões dos consoles da Sony e da Microsoft.

Existem grandes chances de você pensar que isto é algo excelente e bom demais para ser verdade, mas pode ter certeza que você está diante de um golpe.

publicidade:

Muitas pessoas que são desavisadas acreditam que isto é verdade, e ficam sujeitas a novos golpes que estão circulando na internet. E a mais nova armadilha está inclusive em algumas páginas falsas no Facebook que estão procurando pessoas para testarem o PS4 e a nova versão do Xbox tudo antes de os aparelhos chegarem ao mercado de uma forma gratuita.

Promoções, Sorteios e Farsas

Mais um sorteio de automóveis no facebook promete dar um veículo para quem curtir algumas páginas e uma avalanche de internautas clica sem se ater a alguns detalhes. Esta página particularmente possui detalhes grotescos que deixam claro que faz parte de uma farsa, e também é fácil de se perceber a falta de vínculo com o fabricante do automóvel dizendo “sonha o impossível” sem acento, na verdade com esta dica já deveria funcionar.

Um Exemplo de armadilha, é a pagina falsa da Apple Brasil, onde acima é nitido se notar. (Reprodução)

Um Exemplo de armadilha, é a pagina falsa da Apple Brasil, onde acima é nitido se notar. (Reprodução)

Um exemplo disto é a promessa do Eike Batista que irá sortear uma de suas mercedes, para quem curtir a sua página, sem contar ainda os famosos sorteios de iPhone 5. Outra tática muito comum são os pedidos de ajuda. Para se ter uma idéia nos Estados Unidos uma jovem foi presa por ter feito uma campanha para solicitar doações para ajudar no tratamento de câncer de mama.

Ela conseguiu arrecadar mais de 8 mil dólares porém a sua real intenção era colocar um implante de silicone, no Brasil sabemos que golpes na internet não funcionam desta forma, acabam sendo enquadrados em diversas outras situações diferenciadas dificultando bastante a prisão dos criminosos.

Armadilhas do Facebook 02

Até mesmo as campanhas para doações mais nobres onde os cliques ou compartilhadas são convertidos em doações em dinheiro para tratar alguma doença rara em crianças ou mesmo recém nascidos não existe, tudo isto é um golpe. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook