Atualizado em: 18 fevereiro 2011

Como Ganhar Dinheiro com Orkut

Com o advento e expansão da internet, cada vez mais pessoas nutrem o sonho de viver da web, lucrando de uma forma “teoricamente” simples – tanto que os cargos de redes sociais são os mais procurados em agências e empresas diversas.

publicidade:

O que acontece é que não tem espaço e nem mercado para todos, mas vale a pena pelo menos tentar, não?

Apesar de muitos já a largarem de mão, ainda existem pessoas que buscam ganhar dinheiro através do Orkut. De antemão, é importante lembrar que o exôdo de pessoas do Orkut é bastante alto e outras redes como Twitter e Facebook estão em constante crescimento.

Mas se mesmo assim você quer tentar, seguem algumas dicas do site Fernando Wilians.

Venda um álbum de fotos:
É exatamente isso. Se o número de amigos em seu perfil for alto (mais de 900) existe a possibilidade de se criar um álbum de fotos com promoções de uma empresa que se interessar pela parceria. O correto é publicar cerca de três fotos por dia, assim haverá atualizações sempre e as pessoas terão motivos para voltar.

Venda links e recomendações:
A idéia anterior era criar um álbum, agora a publicidade entra nos campos de texto. Campos como MÚSICA e FILMES são ótimos para criar publicidade através de links ou recomendações. Uma empresa, site ou pessoa pode contratar o serviço e assim seriam exibidas frases como:
ADORO O FILME HOMEM DE FERRO, COMPREI O DVD NA LOJA TAL
SEMPRE COMPRO MEUS LIVROS E TUDO MAIS PELO SITE WWW.LIVRARIAEXEMPLO.COM
Vale lembrar que as frases e links têm que ser republicadas todos os dias para que apareçam nas atualizações e posam ser vistas pelo maior número de pessoas possível, pois foi para isso que o anunciante contratou o serviço, ele quer ser visto.

Venda seus produtos:
Sabe as idéias anteriores do álbum de fotos e dos campos? Então, ela também pode ser utilizada por você  ou por sua empresa para vender seus próprios produtos ou serviços. Poste fotos, fale deles no seu perfil e assim por diante. Existem pessoas e organizações que possuem álbuns de fotos onde aparecem acessórios para motociclistas e notebooks para venda, e acredito que davam estar ganhando razoavelmente, pois eram pessoas e empresas com mais 700 amigos em cada perfil.

Venda a sua comunidade:
Isso mesmo, se você tem uma comunidade de sucesso com milhares de membros existe a possibilidade de vender ela. Vou dar um exemplo. A comunidade do Orkut “Eu Amo Floripa” foi vendida para RBS que pagou R$ 2000,00 por ela. A comunidade, que tem mais de 75 mil membros, foi escolhida por reunir o maior número de fãs da capital catarinense. Ela será usada para promover o festival de verão “Floripa Tem” que é organizado pelo grupo de comunicações gaúcho e pela agência Tudo Eventos & Conteúdo.

Venda seu perfil:
É o mesmo esquema de vender uma comunidade, mas particularmente considero menos rentável e sem falar que é um desrespeito com seus amigos do Orkut.

Venda espaço na sua comunidade:
É a mesma idéia das recomendações em perfil, uma empresa paga para aparecer na página de entrada, no campo descrição da comunidade. Por exemplo, uma comunidade sobre a cidade de Blumenau poderia ser usada para promover empresas da região.

Utilize um Programa de Afiliados no seu aplicativo:
Aqui começa a complicar um pouco o assunto. Você vai precisar entender de linguagens de programação como Javascript e HTML. Se você entende então pode criar um aplicativo para o Orkut e depois inserir anúncios de programas de afiliados nele, assim você ganha dinheiro cada vez que alguém clicar em um dos anúncios. Aplicativos como o BuddyPoke já utilizam esse método como fonte de renda para cobrir os gastos e ainda lucrar com isso.

Crie um blog sobre o Orkut:
Os brasileiros adoram o Orkut e vivem buscando informações sobre ele, fazer um blog e inserir anúncio de Programas de Afiliados ou de empresas parceiras pode se tornar uma prática muito rentável. Já existem exemplos dessa prática e um deles é o blog Tolices do Orkut, um dos mais visitados quando se trata dessa rede social.

Mas é importante lembrar que o Google penaliza excesso de links no seu perfil ou comunidade, então não vá exagerar na publicidade, faça um ou dois álbuns, insira duas ou até três recomendações ou links. Outros detalhes importantes e que tenho certeza que todos querem saber é:

Quando vou ganhar?
Isso já depende do acordo que você fizer com o seu anunciante, ele pode te pagar por mês, semana ou dia.

Quanto vou ganhar?
Os valores também podem variar muito e é importante que você não jogue o valor lá na estratosfera, em minha opinião o legal é você conversar com o cliente e ver quanto ele está disposto a pagar e então negociar esse valor, assim com o tempo você acaba pegando a prática e começará a estabelecer valores por conta própria.

Preciso firmar um contrato com o anunciante?
Essa também é uma questão para ser debatida com o cliente, mas sempre é bom fazer um contrato antes e nesse caso a própria empresa vai poder te mostrar como proceder, pois sendo ela uma empresa deve saber como criar um contrato de serviços.

Como divulgar meu serviço?
Do mesmo modo que se pede emprego, indo de empresa em empresa. Chegue, mostre o que tem a oferecer e conceda ao cliente um período de adaptação grátis de uma semana para que ele possa ter certeza que será uma boa idéia anunciar em seu perfil ou comunidade. Quando você conseguir o primeiro anunciante você poderá usar ele como referência e assim o tempo de adaptação grátis não será mais necessário.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook