Atualizado em: 20 novembro 2010

Como funciona o MercadoPago

O advento da internet e sua solidificação no mundo e, especialmente, no Brasil trouxe uma série de benefícios para os fissurados em tecnologia. A internet conseguiu unir com maestria os apaixonados por novidades e tecnologia com com os apaixonados por compra.

publicidade:

De uma forma ou de outra, efetuar compras na grande rede sai mais barato do que comprar na loja física, uma vez que as empresas podem economizar, como por exemplo, em custo de estoque e transporte.

Diante desse cenário, a internet também previlegiou não apenas as empresas, mas os usuários comuns que puderam encontrar um lugar de “Livre” comercialização. Com isso, vários sites de compra e venda surgiram com o passar dos anos e o que mais ganhou destaque é o Mercado Livre

O site com milhões de usuário é um tremendo sucesso não apenas no Brasil, mas em toda América Latina. Um dos grandes diferenciais do site para com a concorrência é o seu “Mercado Pago”. No Mercado Pago você pode parcelar suas comprar no Mercado Livre e com a vantagem de só liberar o pagamento depois de recebido – o que previne e muito as fraudes de vendedores mal intencionados. É importante lembrar que nesse parcelamento entram juros. Confira abaixo como funciona o sistema.

O MercadoPago é o sistema exclusivo de intermediação de pagamentos do MercadoLivre. Com ele você pode pagar todas as suas compras efetuadas no site de maneira fácil e rápida.

1) O comprador efetua o pagamento diretamente ao MercadoPago e este fica responsável pela guarda do dinheiro;

2) O MercadoPago avisa a todos que o pagamento foi efetuado e o vendedor envia o produto para o comprador;

3) O comprador recebe o produto e verifica se está tudo ok. Estando, basta retornar no MercadoPago e efetuar a liberação do o dinheiro para o vendedor;

4) O vendedor recebe o dinheiro e está finalizada a negociação.

Formas de Pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo MercadoPago são as mais variadas. É possível pagar com boleto bancário, transferência on line Bradesco, cheque ou ainda financiar suas compras em até 18x com seu cartão de crédito. A quantidade de parcelas pode variar de acordo com a bandeira de seu cartão.

Custos de utilização do sistema
Para utilizar o sistema MercadoPago é cobrado do usuário que está efetuando o pagamento uma taxa de 2.99% e nos casos das compras financiadas através de cartão de crédito são cobrados juros. Para conhecer os custos, acesse o link Quais são os custos para utilizar o MercadoPago?

Confirme o valor do frete
É importante que o comprador ao efetuar o pagamento pelo MercadoPago não esqueçer, quando for o caso, de informar o valor do frete. Haverá um campo específico para este fim.

Prazos de Identificação do pagamento
Quando o valor da compra é depositado diretamente na conta indicada por nós, ou seja, sem utilizar o MercadoPago, seu pedido é postado em até 24h após a confirmação do pagamento. Salvo raras exceções.
Quando o pagamento é efetuado ao MercadoPago nós precisamos respeitar os prazos estabelecidos para identificação do pagamento antes de liberar o envio de seu pedido. Atualmente os prazos são os seguintes:

*Boleto bancário: Em até 2 dias úteis.
*Transferência on line: Em até 24 horas úteis.
*Cartão de crédito: Em até 2 dias úteis.
*Cheque: de 4 a 7 dias dependendo do Estado.

Alguns compradores podem enfrentar problemas ao tentar pagar suas compras com cartão de crédito. Os motivo mais comum para pagamentos rejeitados é a insuficiência de crédito para parcelamento. Para evitar isso é simples. Antes de efetuar a compra verifique  se o limite de seu crédito é igual ou superior a soma de todas as parcelas.
Outro motivo para haver rejeição do pagamento está relacionado com o endereço ou destinatário informado para entrega não corresponder ao dados cadastrados junto a sua operadora de cartão de crédito. Neste caso o MercadoLivre poderá solicitar cópias de documentos e autorização por escrito.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook