Atualizado em: 28 abril 2011

Como Fazer Mala Direta - Dicas

Dicas e informações de como criar uma Mala Direta

Mala DiretaMuitas vezes queremos enviar correspondências para vários destinatários, somente fazendo mudanças no nome, endereço e outros. E em muitos casos não precisar alterar uma a uma,  este é um grande diferencial da Mala Direta.

Através de seu único modelo de carta contendo ótimos recursos, com independentes números de destinatários, o remetente diriga-se diretamente a cada pessoa especifica. Seu uso é bastante eficaz para divulgar produtos ou serviços. Utilizando recursos da internet, como textos, planilhas e imagens, a mala direta torna-se uma ferramenta muito útil para trabalho. A mala direta pode ser criada pelo Word, basta seguir a baixo todos procedimentos de como cria-lá.

publicidade:

Sendo o instrumento mais utilizado de marketing direto, a mala direta utiliza os seguintes meios:

  • Internet: Contato direto e freqüente com o cliente, trocando informações e fazer transações. Este meio se destaca por sua divulgação de informações com clientes.
  • Campanha cooperada ETC: A correspondência não é endereçada em todas caixas de correio de um determinado bairro, vila, etc..
  • Bus mail: é uma correspondência de anunciantes, colocada dentro de mesmos envelopes e enviadas para clientes-alvo.

 

Opções

Há vários elementos  a serem incluídos numa mala direta, confira:

  • Envelope de Envio: Responsável pelo primeiro contato, um estilo simples, mas chamando a atenção para ofertas.
  • Folheto: Pouco personalizado, usando-se fotos e ilustrações, referindo o cliente compreender melhor os aspectos contido.
  • Cupom de Resposta: Tem seu objetivo a acelerar e facilitar a resposta do cliente. O Cartão deve ser estilo Carta Resposta Comercial (CRC), para não exigir que a resposta do cliente seja muita trabalhosa.
  • Carta: é o instrumento mais vendida na mala direta, sempre em destaque a criatividade, e contendo recursos de cores como textos sublinhados e outros aspectos.

 

Como Fazer

Mala Direta 2Precisamos criar dois arquivos: O documento principal, que conterá o texto e sua formatação, junto com os campos região que o Word cria para receber os dados para serem mudados. O Segundo passo é criar um arquivo de dados, que mudará de cliente para cliente.

O primeiro passo é a criação de uma lista de nomes e endereços, crie uma tabela de 6 colunas com suas linhas (em linhas coloque o numero de pessoas que sua mala direta terá), comesse sempre com 10 e depois se preciso, insira novas linhas na tabela.

Em seguida, logo na primeira linha da tabela criada, escreva o nome, bairro, cep, cidade, estado, telefone, e o que desejar a mais, basta adicionar quantas colunas quiser.

Após criado a tabela, preenche o nome de cada pessoa e os demais dados, depois de tudo criado, escolha a opção Mala Direta no menu Ferramentas. Irá carregar uma janela, nela você cria a estrutura que você quer. Para finalizar clique no botão Mesclar, espere uns segundos e sua mala direta ira ser criada.

 

Enviando

Sua mala direta pode ser enviada diretamente para aos e-mails de seus respectivos destinatários, basta ter configurado em seu computador o programa de gerenciador de e-mail Outlook Express.Mala Direta 3

  1. Abra o documento com o nome e o endereço eletrônico do destinatário. Podendo ser um banco de dados Access ou um simples documento do Word.
  2. Abra o Word e escreva normalmente o texto da mensagem de e-mail.
  3. Clique em Ferramentas/Cartas e Correspondências/Assistente de Mala Direta. Ira ser carregado o painel de tarefas Mala Direta.
  4. Escolha a opção E-mails como tipo de documento. Embaixo, clique no link “Próxima: Documento Inicial” e avance para próxima etapa.
  5. Escolha Usar o Documento Atual e clique no link “Próxima: Selecione os Destinatários”.
  6. Selecione a opção de Usar uma Lista Existente. Clique em Procurar e indique o documento com a lista de destinatários. Depois disto avance.
  7. Em Inserir Bloco de Endereço, indique os itens de endereço. Depois, clique no link “Próxima: Visualize as Cartas”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook