Atualizado em: 29 abril 2015

Cartão Cidadão Online

O Cartão Cidadão é um cartão magnético oferecido pela Caixa Econômica Federal para facilitar a vida dos trabalhadores. Saiba tudo a respeito dele neste artigo a seguir.

cartão-cidadão-online
O cartão cidadão é um cartão magnético da Caixa Econômica Federal que permite efetuar saques e obter informações de benefícios trabalhistas  que todos têm direito como abono salarial, rendimentos do PIS e seguro-desemprego.

Qualquer pessoa que possua cadastramento no PIS/PASEP ou no Número de Inscrição do Trabalhador e possua os dados cadastrais e endereços atualizados e validados pela Caixa Econômica.

Só não terá direito a pessoa que for cadastrada no Bolsa Família porque possui a mesma função.

É um cartão pessoal e intransferível com senha que terá que ser cadastrada em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Como Solicitar Cartão Cidadão Online

O Cartão Cidadão é gerado por solicitação do cidadão, nas Agências da Caixa ou pelo Canal Caixa Cidadão: 0800 726 0207. Não há como adquirir o cartão cidadão online por questões de segurança.

Na agência é necessário apresentar:

  • Carteira de Habilitação modelo novo
  • Carteira de Identidade
  • CTPS
  • Certidão Civil

O prazo para você receber o seu cartão em sua residência é de 15 dias e caso isso não ocorra você tem que ir a uma agência bancária.

Não possui taxa para fazer o cartão cidadão, ele é totalmente gratuito e pode ser solicitado com facilidade na agência da Caixa Econômica Federal.

Após receber o seu cartão cidadão você terá que voltar a uma agência da Caixa para cadastrar a senha que proporciona ao cidadão o acesso ao pagamento e todas informações sociais administrados pela Caixa, de forma automatizada, por meio de diversos pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa e Agências da Caixa.

Como Usar o Cartão Cidadão Online

O cartão cidadão pode ser utilizado em diversas oportunidades, tais como:

  • Receber se tiver direito, benefícios referentes aos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Bolsa Escola, por exemplo), abono salarial, rendimentos do PIS e seguro-desemprego;
  • Consultar saldo e extrato dos recursos do FGTS.
  • Consultar saldo e extrato do FGTS, bem como saldo de quotas do PIS
  • Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS

Se você ainda não possui o seu peça pelo telefone acima ou dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima porque com o cartão cidadão você facilita muitas transações que podem ser demoradas.

Separe os documentos que citamos acima como necessários e peça já o seu cartão cidadão, é um direito seu.

Você pode acessar o site oficial da Caixa para obter maiores informações e tirar todas as suas dúvidas. Este é mais um serviço da Caixa Econômica Federal para auxiliar a população em todos os sentidos. Não perca tempo e garanta seus direitos de trabalhador.

Compartilhe com seus amigos para que eles também saibam tudo sobre o cartão cidadão e seus benefícios para o trabalhador.

cartão-cidadão-online



Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook