Atualizado em: 9 fevereiro 2011

Blogueira cubana tem acesso restabelecido

cuba

A blogueira cubana, Yoani Sanchez, disse hoje em Cuba, que o acesso ao seu site “Geração Y“, um blog de conteúdo crítico do governo da ilha foi desbloqueado, mas não se sabe se temporária ou permanentemente.

publicidade:

“Agora que desbloquearem o meu blog e todo o portal www.desdecuba.com vou implementar novos recursos e melhorar o projeto “, Sanchez escreveu terça-feira em sua conta na rede social Twitter, onde outra mensagem perguntando se haverá mais “algum blackout”.

A blogueira disse que não sabia dos motivos para o apagão, mas especula que pode estar relacionado com a Feira Internacional de Informática sendo realizada esta semana em Havana, neste caso, a intenção do Governo “seria transferir uma imagem de tolerância”

Um participante no fórum é o secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré.

Outra possibilidade, segundo Yoani Sanchez, é que as autoridades cubanas decidiram “uma mudança de estratégia” ao perceber que “eles cometeram um erro, porque gerou mais interesse” em seu site.

Ela disse que pôde confirmar o acesso a “Geração Y” na segunda-feira à noite, mas não sabe exatamente quando ele foi desbloqueado.

Sanchez lançou em 2007 a partir de Havana o blog “Geração Y”, que se tornou um fenômeno fora de Cuba e recebeu numerosos prêmios internacionais.

Entre outros, a filósofa e blogueira cubana de 35 anos, foi premiada com o prêmio espanhol Ortega y Gasset de Jornalismo Digital em 2008 e em 2009 ganhou o apoio de Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Yoani Sánchez não conseguiu recolher esses prêmios e participar de vários eventos em outros países em que tem sido convidada, porque as autoridades cubanas não lhe concedem autorizações de saída para as viagens fora da ilha.

Fonte: Generacion Y

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook