Atualizado em: 3 fevereiro 2012

Bancos brasileiros sofrem nova onda de ataques

O grupo de ativistas hackers "Anonymous Brasil" disse em sua conta na rede social Twitter, que coordenou os ataques contra as quatro instituições.

Bancos brasileiros são atacados pelo Anonymous Brazil

Um número extraordinário de acessos simultâneos, aparentemente coordenados por um grupo de hackers, sobrecarregou hoje (3) os sites de pelo menos quatro bancos brasileiros, incluindo o Banco Central,  cujo site chegou a sair do ar por alguns minutos.

publicidade:

O site da autoridade monetária, que até agora se absteve de comentar o fato, ficou inacessível por volta das 10h15min, horário de Brasília.

A mesma coisa aconteceu cerca de uma hora mais tarde, em diferentes momentos, com as páginas da subsidiária brasileira do Citibank, a Pan American Bank e o Banco de Minas Gerais (BMG).

Anonymous Brasil assume autoria dos ataques

O grupo de ativistas hackers “Anonymous Brasil” disse em sua conta na rede social Twitter, que coordenou os ataques contra as quatro instituições. O mesmo grupo tinha reivindicado a responsabilidade pelos ataques de segunda-feira passada (30/01) que deixaram fora do ar por alguns minutos e causaram instabilidade no acesso às páginas dos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC.

Bancos não se pronunciam

Nenhum dos bancos atacados nesta sexta-feira se pronunciou. Entretanto, os quatro bancos atacados entre segunda e quinta-feira admitiram a instabilidade enfrentada em seu sistema pela sobrecarga de acessos, mas negaram que seus sites tinham sido invadidos.

Também descartaram qualquer risco para a segurança dos dados dos clientes e que o ataque de negação de serviço ameace a segurança de seus servidores ou de seus sistemas operacionais.

Ativismo político seria a motivação

O “Anonymous Brasil” prometeu causar problemas no site de um banco por dia durante esta semana. De acordo com o grupo, sua iniciativa visa chamar a atenção para a corrupção e as desigualdades sociais no país. Sua tática consiste em enviar simultaneamente milhões de acessos para um site, causando sobrecarga que gera lentidão no acesso e pode até mesmo tirá-lo ao ar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook