Atualizado em: 20 setembro 2011

Aplicativos para Facebook geram 129 mil empregos

As novas formas de se ganhar dinheiro na economia da era tecnológica surpreendem cada vez mais. Contando os empregos indiretos o Facebook gera 182 mil postos de trabalho.

Facebook gera 129 mil empregos indiretos

Uma informação trazida pelo site The Huffington Post mostra que pelo menos 129 mil empregos foram gerados pelo “ecossistema” do Facebook, alimentando a economia norte-americana com 15,7 bilhões de dólares. O estudo, divulgado no inicio da semana pela Universidade de Maryland, se valeu de dados dos desenvolvedores de aplicativos e do próprio Facebook.

publicidade:

Joguinhos como CityVille, Empires&Allies e outros aplicativos para Facebook estão ajudando a impulsionar a economia dos Estados Unidos, portanto se você quer da uma força para Obama e seu pais vencerem a crise, já tem a desculpa perfeita.

Se contarmos os empregos indiretos, tais como engenheiros, auxiliares administrativos, recepcionistas, designers, vendedores e até o pessoal de limpeza, o número pode chegar a 182 mil. Apenas nas empresas de software, os postos de trabalho criado passam dos 53 mil.

As plataformas de mídia sociais, das quais o Facebook talvez seja a maior, criaram uma nova e próspera indústria, que não se restringe somente aos Estados Unidos. Há desenvolvedores de aplicativos e jogos em todo o mundo, inclusive no Brasil, de forma que os benefícios colhidos pela economia norte-americana, alcançam indubitavelmente outras partes do mundo globalizado.

Além das mídias sociais, outro setor que tem gerado riqueza é o de aplicativos para smartphones e tablets, no qual o Brasil também está envolvido como o exemplo da Zeewe, uma loja feita em inglês, especializada em vender aplicativos desenvolvidos para a nova plataforma HTML 5. Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, o download de aplicativos em 2011 deve dobrar atingindo a marca de 17,7 bilhões.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook