Atualizado em: 26 julho 2010

Antivírus Gratuito

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

publicidade:

Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.

Quando Peter Norton, empresário de tecnologias de informação, apagou acidentalmente um arquivo, desenvolveu o Norton Utilities para restaurá-los.

Ele criou a Symantec, em 1982, dando início à criação e comercialização de softwares de seguranças no mercado, e livros sobre o assunto.

Ele foi um dos primeiros desenvolvedores de sistemas de segurança.

A primeira contaminação por um vírus de computador ocorreu em 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeira vacina conhecida.

Um dos principais motivos que levam à criação de novos vírus é justamente fazer com eles se espalhem e fiquem nos atormentando por dias, semanas ou até meses.

Seus criadores procuram incessantemente falhas em sistemas operacionais, servidores de internet ou aplicativos conhecidos e que estejam instalados na maioria dos computadores do mundo.

Uma vez descoberta à brecha, o vírus é lançado. Espalha-se com rapidez assustadora e em poucas horas provoca caos na internet e prejuízos astronômicos.

Não necessariamente esses produtos são pagos, e também não existe relação entre custo e eficiência, exemplo disso é o Active Virus Shield, muito usado atualmente e que possui versão gratuita.

Importante ressaltar que a maioria dos fabricantes (mesmo aqueles onde os softwares são pagos) distribui vacinas e atualizações gratuitas, assim como “pequenos antivírus” para eliminar vírus específicos, como quando surge um vírus novo com alto grau de propagação e perigosos (geralmente vírus enviados por e-mail e que se reenviam automaticamente).

O segredo do antivírus é mantê-lo atualizado, e essa é uma tarefa que a maioria deles já faz automaticamente, bastando estar conectado à internet para ser baixadas do site do fabricante a atualização e estar configurado para isso.

Os vírus informáticos apareceram e propagaram-se em larga escala devido à má gestão e programação de certos produtos que foram lançados para o mercado antes de serem devidamente testados.

Vale salientar que os antivírus são programas que procuram por outros programas (os vírus) e/ou os barram, por isso, nenhum antivírus é totalmente seguro o tempo todo, e existe a necessidade de sua manutenção (atualizando) e, antes de tudo, fazer sempre uso do backup para proteger-se realmente contra perda de dados importantes.

Abaixo você confere alguns antivírus gratuitos, uma forma para deixar seu computador seguro sem gastar nada com isso.

BankerFix – Removedor Genérico de Bankers e malwares brasileiros http://www.linhadefensiva.org/bankerfix/

Avira AntiVir Personal – Free Antivirus, da empresa Avira

Avast!, da empresa Alwil

AVG Anti-vírus, da empresa AVG Technologies

BitDefender edição Linux e Windows

ClamWin

Comodo

Esses programas podem ser baixados por sites como Baixaki, Superdownloads, e muitas vezes pelo sito do próprio programa!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook