Atualizado em: 1 setembro 2011

Antivírus grátis para Twitter e Facebook

A BitDefender lança um antivírus gratuito para Twitter e Facebook. Conheça o BitDefender Safego, uma poderosa ferramenta para evitar pishing, malware e outras ameaças.

Antivírus gratuito para Twitter e Facebook

O fabricante de soluções de segurança, BitDefender, anunciou o lançamento da versão beta de seu aplicativo para redes sociais, BitDefender Safego. O software protege os usuários contra spam, fraude ou ameaças de “phishing” e outros. Tanto no Facebook, quanto no Twitter.

publicidade:

O BitDefender Safego não é exatamente um antivírus, mas um produto que tem a função de impedir que seus dados sejam roubados. No entanto, como o termo “antivírus” é mais popular, preferi privilegiar a semântica no título deste artigo.

O uso de redes sociais continua crescendo, e cada vez mais os usuários compartilham maiores quantidades de informações. Os hackers colocaram esses serviços como suas novas metas para tentar roubar dados dos usuários. Nas últimas semanas, várias foram as notícias de ataques de malware, inclusive no Facebook, por isso é cada vez mais necessário ter ferramentas para proteger estes serviços.

Como Funciona?

BitDefender Safego é uma suíte de segurança especialmente desenvolvida para proteger usuários de redes sociais. Lançado primeiro para Facebook, o Safego BitDefender já está disponível também para Twitter. A empresa explica que sua ferramenta protege proativamente contra a fraude social, spam, phishing e outras ameaças, identificando um novo comportamento, característico de ameaças sociais.

Os usuários do BitDefender Safego poderão se beneficiar de vários recursos de segurança. Um é chamado de “Friend`O`Meter”. O sistema analisa os perfis dos contatos do usuário e os classifica com base em um código de 4 cores indicando o perigo desses perfis.

Cores avisam do perigo

BitDefender Safego

A cor vermelha representa perfis altamente suspeitos que podem estar espalhando malware, spam ou ataques de phishing. Perfis amarelos representam ameaças moderadas, ou seja, as contas que apelam para mecanismos externos para conseguir fãs ou fazem spam. Cinza indica um grau muito baixo de ameaça, e na prática, marcará perfis que não enviaram nenhuma mensagem nos últimos 30 dias. Contas seguras são identificadas com a cor verde.

Uma vez que o aplicativo é instalado, a atividade da conta é analisada automaticamente, sem intervenção do usuário. As notificações relacionadas às ameaças potenciais serão enviadas para o dono da conta através de mensagens diretas, alertando sobre o perigo envolvido.

Saiba se um perfil é seguro antes de adicioná-lo

Além da análise automática, o aplicativo também permite nos avisa se um perfil desconhecido é seguro. Os próprios usuários podem verificar que um perfil não é perigoso antes de começarem a segui-lo.

Grátis, para Twitter e Facebook

O BitDefender Safego foi lançado em sua versão final para Facebook há dois meses. Nesta rede social, a ferramenta tem agora mais de 56.000 usuários ativos mensais (eu inclusive). E agora, o BitDefender Safego está disponível em beta para o Twitter.

Ambas as versões estão disponíveis no seguinte endereço: http://safego.bitdefender.com.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook