Atualizado em: 21 fevereiro 2012

Anonymous quer tirar a Internet do ar no mundo todo

Com os servidores de DNS de alto nível saturados, ao digitar o nome do domínio, por exemplo, www.google.com, o navegador não obterá a resposta
Você Sabia?
Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa

O grupo hacker Anonymous anunciou um grande ataque para o próximo ao mês de Março. De acordo com o grupo, será o maior ataque realizado até agora, já que levarão a cabo uma ofensiva contra 13 servidores de grande importância para o tráfego Web mundial.

Para executar este apagão, o Anonymous atacará os treze servidores domínio (DNS) raiz,  usados para decodificar os nomes de domínio em endereços IP nas áreas de mais alto nível da Internet.

Derrubando estes treze servidores, de acordo com o grupo, “ninguém será capaz de realizar uma busca de nomes de domínio” e consequentemente irá desativar o protocolo HTTP, que é a função mais utilizada dos sites.

Sem servidores de DNS, o navegador não consegue encontrar os sites

 

Ou seja, se alguém tentar entrar no Google ou qualquer outro site, receberá uma mensagem de erro, tal como acontece quando a conexão cai, mas na realidade não se trata disso.

Com os servidores de DNS de alto nível saturados, ao digitar o nome do domínio, por exemplo, www.google.com, o navegador não obterá a resposta que precisa para encaminhar a requisição para o endereço IP do servidor onde está o site do Google. Como resultado, haverá uma mensagem de erro e o site não será exibido.

Funcionamento DNS

Um Servidor Raiz (Root Name Server) é um servidor de nome para a zona raiz do DNS (Domain Name System). A sua função é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome designados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da internet por que eles são o primeiro passo em traduzir nomes para endereços IP e são usados para comunicação entre hosts.

Veja abaixo a localização dos 13 principais servidores de DNS (root servers) no mundo:

Rootnameserver-worldwide

Ataque pode durar dias, segundo o Anonymous

A duração do ataque ainda não foi especificada, mas afirmam que pode ser de algumas horas até alguns dias. É quase certo que o ataque será de nível global.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook