Atualizado em: 7 outubro 2011

Webcam mostra o Monte Everest ao vivo

A webcam mais alta do mundo, instalada por cientistas italianos, mostra ao vivo imagens do Monte Everest atualizadas a cada cinco minutos.
Imagem da webcam mostrando o pico do Monte Everest

Imagem da webcam mostrando o pico do Monte Everest

O Monte Everest foi objeto de inúmeros filmes de Hollywood, onde alguém sempre morre soterrado por alguma avalanche ou enfrenta condições atmosféricas devastadoras. Estamos acostumados a ver o ponto geográfico em películas, mas e seu lhe disser que podemos observa-lo ao vivo, através de uma webcam instalada em um local que proporciona uma vista do seu pico?

Pois é exatamente o que nos foi proporcionado por cientistas italianos que decidiram estudar os efeitos das mudanças climáticas sobre o pico mais alto do mundo.

publicidade:

A webcam foi instalada em uma montanha próxima chamada Kala Patthar, com cerca de 5.600 metros de altura. Alimentada por uma célula solar, ela aponta diretamente para o cume do monte Everest e suporta temperaturas extremas.

Atingir o cume do Everest é o derradeiro desafio para qualquer alpinista ou explorador. Afinal, é quase nove quilômetros acima do nível do mar (8,848 metros, embora a China e Nepal estejam discutindo sobre a altura exata), as condições são hostis, e como se isso não bastasse, existem mais de 150 pessoas que desapareceram ao tentarem conquistar a montanha. Em outras palavras, você deve estar bem preparado para subir tanto Everest, quanto as montanhas próximas.

Sendo a mais alta montanha do mundo, o Everest possui características únicas em termos de investigação científica. Assim, foi iniciado o projeto Share Everest 2011, de origem italiana e com a colaboração entre o Conselho Nacional de Pesquisa Ev-K2 e a Academia de Ciência e Tecnologia do Nepal. O objetivo é aprender mais sobre as consequências das alterações climáticas e do aquecimento global sobre o pico.

As imagens de webcam são enviadas para o laboratório chamado Pirâmide, localizado a cerca de 600 pés abaixo, e através do site oficial do Ev-K2, qualquer pessoa interessada pode acessar a transmissão (atualizada a cada cinco minutos), mas nem sempre as condições climáticas permitem uma visualização efetiva do cume.

Esta webcam torna-se a mais alta do mundo, superando em mais de um quilômetro a câmera instalada no Monte Aconcágua, a 4,389 metros de altura.

Assistir ao vivo: Webcam no Monte Everest

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook