Atualizado em: 25 setembro 2013

Vulcanização de Pneus - Quanto tempo dura

A vulcanização consiste na fusão de materiais próprios da composição de um pneu, como borracha, lona e nylon,sobre uma área do pneu que possui um corte, visando reconstituir o dano do pneu.
Você Sabia?
Que a vulcanização é um método criado em 1839 pelo inventor estadunidense Charles Goodyear.
vulcanização de pneu 2

Os pneus foram inventados em 1845, pelo americano charles goodyear

Sobre a Vulcanização

A Vulcanização, nas borracharias é como é chamada a recuperação dos pneus cortados. Sendo que a vulcanização das borracharias por também utilizar o composto cru da borracha, calor e posterior resfriamento utiliza o nome de vulcanização.

Os clientes costumam perguntar ao borracheiro se ele vulcaniza pneus à frio, só que não existe vulcanização à frio, pois a vulcanização é sempre a quente, pois a palavra vulcanização tem a sua origem etimológica da palavra vulcão.

publicidade:

O serviço de vulcanização prestado pelas borracharias consiste na fusão (calor) de materiais próprios da composição de um pneu, como borracha, lona e nylon,sobre uma área do pneu que possui um corte, visando reconstituir o dano do pneu.

Cuidados

Mas deve-se tomar cuidado ao mandar fazer este tipo de serviço pois a maioria das borracharias não possui um profissional capacitado para este tipo de serviço. Sendo que geralmente o borracheiro não tem um curso na sua área, sendo capaz de fazer consertos apenas em furos, como o de pregos, mas não para uma vulcanização.

Assim devemos procurar por empresas estabelecidas a anos no mercado de vulcanização e verificar se os profissionais da tal empresa são habilitados para trabalhar na área, pois um trabalho de vulcanização mal feito pode ser perigoso para a estabilidade do carro e a segurança do motorista e passageiros.

O trabalho de vulcanização de um pneu costuma durar uma média de 2:30 horas para que o serviço seja feito com qualidade.

Vídeo sobre a Vulcanização de Pneus

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook