Atualizado em: 7 fevereiro 2012

Treinamento e Adestramento de Cães

Aprenda a adestrar seu cão e como funciona a técnica de adestramento neste artigo.

O adestramento é o desenvolvimento e o direcionamento das qualidades e habilidades que o cão já possui, e é por isso que o dono do animal não deve esperar que o cão vá executar todos os comandos com perfeição, como um robô muito bem programado. Afinal é um ser vivo e não uma máquina.  No adestramento são introduzidos comandos verbais, que tem por finalidade corrigir os desvios de comportamento e temperamento do cão, ensinando à ele, o que é certo e errado, facilitando assim e muito a vida do dono do animal no dia a dia . Sendo que neste processo também é feita a socialização do cão com outros cães e animais,bem como com crianças e bicicletas.Após a avaliação do cão e das pretensões de seu dono, o treinamento é iniciado. Na primeira aula, o adestrador faz amizade com o cão e realiza testes a fim de conhecer as características e facilidades do cão, podendo assim definir a melhor forma e por onde o treinamento deve ser iniciado.

A Rotina de um treinamento/adestramento de cães:

O cão é geralmente pego em casa,e é treinado em praças ou parques próximos de sua residência, e será entregue após o término da aula, que tem duração mínima de 1h.

publicidade:

Para o treinamento, são utilizados enforcador, estímulos, linguagem corporal canina, repreensões calculadas e comandos em sequência que são reiniciadas a cada erro ou recompensadas com carinho se executadas corretamente. Com isso, o cão vai querer executar corretamente para não ter que repetir a sequência, e é claro, para ganhar muito carinho, facilitando a absorção dos comandos e dispensando repreensões.

A primeira sequência a ser passada é a seguinte: senta – deita- senta – em pé. A sequência será repetida e corrigida até  que o cão esteja
condicionado a executa-la corretamente, quando será introduzida a segunda sequência que é: senta – deita – morto – rola.

Os demais comandos são passados sem uma sequência, e são eles: andar junto – ficar – dar as duas patas – aqui – não pular – passar –
cumprimentar – buscar – soltar – etc.

Quando todos os comandos tiverem sido absorvidos, será iniciado o treinamento a distância  e as aulas de condução para o dono.

No treinamento estão inclusos: socialização, correção de desvios de comportamento e temperamento, comandos com guia, comandos a distancia, utilizando voz, gesticulação ou linguagem corporal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook