Atualizado em: 13 setembro 2013

Tipos de Eclipses mais comuns

Caso você não saiba no dia18 de outubro está previsto um eclipse da lua que será visível aqui no Brasil.
Você Sabia?
Que o eclipse solar é um fenômeno que ocorre sempre que a lua fica entre a terra e o sol.

Eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste.

Tipos de Eclipses mais Comuns

Eclipse LunarEclipse Lunar 

publicidade:

Ocorre quando a Lua passa através da sombra provocada pelo planeta Terra. Assim, a sombra do planeta Terra vai avançando pela face iluminada do Lua. Sendo que este tipo de eclipse só ocorre na fase de Lua cheia.

 

Eclipse Solar

O eclipse solar acontece quando a lua se interpõe entre a terra e o sol e lança uma sombra sobre a Terra. Mas há diferentes tipos de eclipse solar, conforme o ângulo em que os raios de sol incidem sobre a lua, o que determina o tipo de sombra lançada sobre diferentes locais da Terra.

Os três tipos mais comuns de eclipse solar são: o total, o parcial e o anular (ou anelar). Um tipo raro, o eclipse híbrido, é uma eclipse solar parcialcombinação de diferentes tipos de eclipse.

Eclipse Parcial:

O eclipse solar parcial é aquele em que apenas uma parte dos raios de sol é bloqueada pela lua.  Durante um eclipse parcial, algumas pessoas verão o sol quase todo coberto, enquanto observadores de outras partes do mundo verão um sol crescente.

 

eclipse solar anularEclipse anular:

O eclipse anular é quando a lua cobre o centro do sol, deixando um anel ao redor dela. Esses eclipses ocorrem quando a lua está o mais longe da Terra e localizada diretamente na frente do sol.

 

 

 

eclipse solar totalEclipse Total:

O  eclipse total, é quando toda a superfície do sol é bloqueada pela lua.  Entretanto, durante um eclipse total, a superfície quente e exterior do sol, a coroa, é visível ao redor da lua.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook