Atualizado em: 14 agosto 2013

Suplemento de Creatina - Função no organismo

Se houver uma quantidade de Creatina não consumida pelos músculos através do esforço muscular, isso acaba causando insuficiência hepática e renal.
Você Sabia?
Que a creatina é um aminoácido produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne e produtos animais
Creatina

Suplementação com creatina melhora função muscular

A Creatina é um composto produzido naturalmente pelo fígado e, em seguida, levada pelo sangue para as células dos músculos, onde é convertida em fosfato de creatina.

A creatina fica então armazenada nas células dos músculos para ser ‘queimada’ durante a atividade física.

publicidade:

Sobre a Creatina

A Creatina é encontrada na carne vermelha e no peixe, mas como a dosagem ideal de creatina varia de 3 a 5 gramas por dia, mas nenhum alimento é rico o suficiente para fornecer essa quantidade. Por exemplo, um quilo de carne fornece apenas 4 gramas de creatina.

A molécula chamada ATP (adenosina trifosfato) está presente nas células dos músculos e quando nossos músculos precisam de energia para fazer algum movimento, um dos três fosfatos da molécula ATP é utilizado. Assim a função da creatina é recuperar esse fosfato utilizado para formar um novo ATP, favorecendo a rápida recuperação do combustível muscular.

Entretanto o consumo do Suplemento de creatina deve ser restrito aos atletas profissionais, que praticam exercícios de alta intensidade. Já as demais pessoas devem seguir uma dieta balanceada e diversificada, suficiente para atender as usas necessidades nutricionais. Até porque se a creatina for consumida em excesso, haverá retenção de líquidos e inchaço dos músculos, dando uma aparência de que a pessoa está gorda.

Além do fato de que o consumo prolongado do Suplemento de Creatina pode causar problemas no fígado e nos rins, órgãos que metabolizam a creatina e a removem do organismo, pois se a Creatina não for utilizada pelo organismo ela acaba causando a insuficiência hepática e renal.

Assim somente atletas profissionais devem consumir os suplementos de Creatina, visto que ela favorece o desempenho em atividades de força e também em esportes que necessitam de explosão muscular.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook