Atualizado em: 16 abril 2010

Statu Quo Significado

“Statu quo” significa a condição, posição, formação, atual das coisas. É assim que podemos definir de forma simples. Geralmente as pessoas pensam que isto se refere apenas a coisas ruins, o que não é verdade. “O Statu quo” de alguma coisa pode ser bom ou ruim. O conceito prove do termo diplomático in statu quo ante bellum, que significa “como era antes da guerra” no sentido de recuperar a situação de poder e liderança que havia antes de uma guerra

publicidade:

Statu quo é uma redução da expressão latina [instatu quo [ante], que significa, literalmente, “no mesmo estado em que se encontrava antes”.  Dizer “statu quo” indica condição atual de alguma coisa. Em outras ocasiões simplesmente busca-se simplificar a conversação, como resumo dos diferentes elementos que intervêm. Por exemplo:

Considerando a situação vergonhosa da política brasileira…

Pode-se substituir a “situação vergonhosa” ficando assim: Considerando o “Statu quo” da política brasileira…

Da mesma forma pode-se usar este termo para uma situação positiva:

Considerando o momento glorioso de nossa seleção…

Pode-se substituir o ”momento glorioso” ficando assim: Considerando o “statu quo” de nossa seleção…

É importante deixar claro que mesmo que “status quo” seja utilizado pata dizer a mesma coisa, não tem absolutamente nada a ver com a expressão status que é uma expressão inglesa.

Status, usado isoladamente, significa: (1) situação, estado ou condição ou (2) grau elevado de distinção e prestígio social, por exemplo:

O carro deste homem expressa o seu status diante as sociedade.

É importante também esclarecer que a locução é invariável no plural, por isso o certo é dizer sempre “statu quo”, e, em nenhum caso “os status quo”.

O importante é que tanto statu quo, quanto status precisam estar entre aspas ou escritos em itálico ou negrito.

Já diziam os  irmãos Fowler com relação aos que utilizam expressões latinas em seus escritos: “Ninguém deve usá-las se não tiver certeza de que não estará, assim, apenas proclamando sua ignorância”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook