Atualizado em: 28 outubro 2013

Saliva e Chiclete - Quais os mitos sobre

Saiba que mastigar um chiclete aumenta o fluxo da saliva, o que por sua vez dilui a produção dos ácidos na boca, ácidos esses que causam cárie.
Você Sabia?
Que as guloseima que conhecemos hoje surgiu no final do século 19. Mais precisamente em 1872.
Chicletes 1

Conheça оѕ mitos е verdades sobre оѕ chicletes е ѕеuѕ benefícios

Sempre nos falaram que mascar chicletes faria mal à nossa saúde, principalmente se a pessoa engoli-se  um chiclete, que ficaria grudado em seus intestinos para sempre. Mas hoje em dia já se sabe que o chiclete sem adição de açúcar pode na verdade trazer benefícios para a saúde.

Os chicletes geralmente são feitos à base de goma, açúcares ou adoçantes, corantes e flavorizantes. Mas essa mistura é muito difícil de ser digerida, o que faz com que o estômago leve mais tempo para digerir e se livrar do chiclete.

publicidade:

Mitos

Os chicletes, como a maioria dos alimentos artificiais que as pessoas consomem, não são totalmente digeridos pelo nosso estômago, mas  são empurrados pelo intestino durante a digestão até serem eliminados junto com as fezes. Assim sendo, um chiclete que a pessoa tenha engolido por acidente vai ser eliminado através de suas fezes num prazo máximo de dois dias.

Outro fator rotineiro é que depois de algum tempo um chiclete que esteja sendo mastigado por uma pessoa vai perdendo o gosto,o açúcar e a cor, sendo que isto se deve às propriedades digestivas da nossa saliva.

Mas, isso tem seu lado bom, pois a ação da limpeza dos dentes e a produção em excesso de saliva faz com que as células da boca sejam renovadas. Pelo menos por algumas horas claro, por isso mascar chicletes não é tão prejudicial quanto se afirmou até agora. Mas claro que o mais indicado seria que se usa-se chicletes sem açúcar para evitar as cáries.

Outra vantagem de se mastigar chicletes é que isso ajuda a perder calorias, e aumenta o fluxo da saliva, o que por sua vez dilui  a produção dos ácidos na boca, ácidos esses que causam cárie. Assim o aumento de saliva devido à mastigação de chicletes acaba  diluindo o efeito desses ácidos e diminuindo a incidência de cáries. Pois o que pouca gente sabe é que depois que comemos, o PH da placa bacteriana torna-se ácido e vai deteriorando o esmalte dos dentes, enfraquecendo-os e favorecendo o aparecimento das cáries.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook