Atualizado em: 12 abril 2010

Química Orgânica – Funções, Resumo

A química orgânica é a parte da química que estuda os compostos extraídos de organismos vivos, praticamente todos os compostos do elemento carbono, e está ligada à vida na Terra, porém nem todos os compostos que possuem o elemento carbono são incluídos no grupo dos compostos orgânicos/de carbono. Se os compostos de carbono fossem de alguma forma removidos do corpo de um ser humano ou de qualquer outroorganismo vivo, restaria apenas alguns resíduos de minerais e água.

Entre os compostos orgânicos se encontram substancias essenciais na composição dos organismos, como as vitaminas, carboidratos, gorduras, proteínas enzimas, hormônios, etc. Plásticos, madeiras, borracha, perfumes, detergentes, medicamentos, e muitas outras inumeráveis substâncias contêm também compostos orgânicos.

Funções orgânicas é o conjunto dos agrupamentos dos compostos orgânicos de acordo com a semelhança das suas propriedades químicas, que podem ser reconhecidas através da presença de um átomo ou grupos de átomos que são denominados grupos funcionais.

Tabela Funções Químicas:

CadeiaAberta ou AcíclicaOu AlifáticaQuanto à natureza: Homogênea e Heterogênea

Quanto à disposição dos C: Normal ou reta, ramificada ou arborescente.

Quanto à saturação: Saturada, Insaturada ou não saturada.

CarbônicaFechada ou CíclicaAcíclica ou não-aromáticaQuanto à natureza:

Homogênea ou homocíclica, Heterogênea ou heterocíclica.

Quanto à saturação:

Saturada, Insaturada ou não saturada.

Quanto ao número de ciclos: Monocíclica ou mononuclear, polinuclear (condensada ou não-condensada)

AromáticaQuanto ao número de ciclos: Monocíclica ou mononuclear, policíclica ou polinuclear (condensada ou não-condensada)

Quaisquer compostos que contenham em suas moléculas exclusivamente átomos de carbono e hidrogênio, são chamados de Hidrocarbonetos, que são classificados conforme a sua cadeia carbônica. Se na cadeia carbonada só existem ligações covalentes simples, é por que trata-se de um hidrocarboneto saturado. Se existem ligações covalentes duplas ou triplas entre os átomos de carbono, é um hidrocarboneto insaturado. Existem ainda dois tipos de hidrocarbonetos, os aromáticos e os alinfáticos.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook