Modificado em: 7 abril 2011

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa | Como Funcionam

Veja como funciona a pesquisa qualitativa e quantitativa. Neste artigo você irá saber quais as diferenças entre elas, com exemplos.
Quando algum acadêmico vai fazer um trabalho ou uma pesquisa, vários pontos são levados em consideração como, a estrutura, as fontes que serão pesquisadas, o tema da pesquisa, qual será o tipo de pesquisa e etc.

Após escolher o tema da pesquisa, o próximo passo é a escolha do tipo de pesquisa a ser usado: qualitativa ou quantitativa.

Pesquisas Qualitativas

As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas tem como objetivo forçar o surgimento de aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.

Pesquisas Quantitativas

As pesquisas quantitativas têm como objetivo descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Uma análise quantitativa apresenta os dados em percentuais. As pesquisas quantitativas são bastante utilizadas durante as eleições, onde a partir de uma amostragem da população é possível quantificar as preferencias do eleitorado.

Exemplos

Confira um bom exemplo que achamos na internet que mostra bem a diferença entre ambas:

QUANTITATIVA
Em qual dos candidatos abaixo você votará para presidente?

( )Candidato A

( ) Candidato B

( ) Candidato C

QUALITATIVA:
Para os que votarão no Candidato A, por que votarão nele?


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook