Atualizado em: 26 janeiro 2010

Numeros Inteiros E Racionais

Matemática é uma das matérias, senão a matéria, que mais assusta os estudantes dada a sua complexidade e a sensação de que, em muitos casos, você não vai aplicar no seu cotidiano, ao menos que você seja um cientista ou coisa parecida, as grandes fórmulas que são ensinadas na escola. Com o intuito de ajudar, tentaremos explicar o são números inteiros e números racionais:

Números inteiros - Os números inteiros são constituídos dos números naturais {0, 1, 2, …} e dos seus simétricos, ou opostos {0, -1, -2, …}. Dois números são opostos se, e somente se, sua soma é zero. Ex: (-3) + (+3)=0.

A ideia dos números inteiros , depois aperfeiçoada por matematicos, veio dos comerciantes da época do Renascimento, pois eles tinham uma necessidade de expressar com símbolos. Veja como faziam:

Suponha que um deles tivesse em seu armazém duas sacas de feijão com 10 kg cada. Se esse comerciante vendesse num dia 8 Kg de feijão, ele escrevia o número 8 com um traço (semelhante ao atual sinal de menos) na frente para não se esquecer de que no saco faltava 8 Kg de feijão.

Mas se ele resolvesse despejar no outro saco os 2 Kg que restaram, escrevia o número 2 com dois traços cruzados (semelhante ao atual sinal de mais) na frente, para se lembrar de que no saco havia 2 Kg de feijão a mais que a quantidade inicial.

Com essa nova notação,os matemáticos poderiam, não somente indicar as quantidades, mas também representar o ganho ou a perda dessas quantidades, através de números, com sinal positivo ou negativo.

Numeros Racionais-  Números racionais, são números inteiros diferentes de zero, em forma de fração. Ex: 1/2. Frequentemente usamos x/y para significar a divisão de x por y. Quando não existe possibilidade de divisão, simplesmente usamos uma letra como q para entender que este número é um número racional.

Entenderam?


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook