Atualizado em: 17 fevereiro 2011

Novo Uniforme do Bope – Fotos

Os caveiras, como são apelidados os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), vão usar fardas beges no lugar da famosa farda preta. Muitos estão criticando a perda de identidade da tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro ao ganhar roupas novas que mais lembram as usadas pelos soldados estadunidenses em missão no Iraque do que em centros urbanos, como é o caso do Rio de Janeiro. Não deixe de conferir as imagens do novo uniforme ao final deste artigo.

publicidade:

Perde um pouco da identidade, mas não estamos aposentando o uniforme preto. Ele será utilizado sempre que o sol não estiver muito forte. É uma espécie de uniforme de gala“, explicou o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrane.

A razão da mudança seria a adequação do uniforme ao extremo calor do Rio de Janeiro. Como com a usual farda preta a sensação térmica em dias que a temperatura gira em torno de 40ºC  é de 50ºC, lembrando que os integrantes do Batalhão de Operações Especiais carregam por volta de 22 quilos em equipamentos – armas, fardas, colete à prova de balas e botas, tudo em operações no sol, fez-se necessário um novo uniforme para que os integrantes suportem melhor as condições das missões, não se submetendo a obstáculos desnecessários de desconforto.

A mudança também afetará os policiais militares que realizam patrulhamento nas ruas do Rio de Janeiro. O cinza será trocado pelo azul-marinho. Confira:

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook