Atualizado em: 7 fevereiro 2011

Nasa apresenta imagens inéditas do Sol

515170main_STEREOab-sun-orig_full

A NASA divulgou hoje as primeiras imagens da superfície solar e sua atmosfera, que dão uma visão geral da estrela que gira em torno de nosso sistema planetário e que vai ajudar a melhorar as previsões climáticas.

publicidade:

Este trabalho é resultado de observações feitas pelas duas sondas Solar Terrestrial Relations Observatory (STEREO), que a NASA enviou em 2006.

As sondas foram enviadas aos pontos diametralmente opostos do Sol – 180 graus de distância – para estudar como é afetado o fluxo de energia solar e da matéria enviado para a Terra.

Seus instrumentos têm proporcionado uma nova visão do sistema solar e em 2007, desde as primeiras fotografias tridimensionais do Sol.

Em 2009, a sonda revelou a dupla estrutura tridimensional de ejeções de massa coronal, que são violentas erupções de matéria do sol, também conhecida como tempestades solares.

Estas expulsões podem perturbar as comunicações, satélites e perturbar as redes de energia na Terra. “As novas imagens vão ajudar a melhorar o planejamento de futuras missões espaciais robóticas ou da tripulação no sistema solar, informou a Nasa em um comunicado.

STEREO é a terceira missão no programa solar da NASA, que dirige o Conselho de Administração da agência espacial americana Science Mission, em Washington.

O Goddard Space Flight Center, em Greenbelt (Maryland), orienta os instrumentos e missão do centro de ciência, enquanto que o Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins, em Laurel, que projetou e construiu a espaçonave, é responsável pela operações.

Esta é uma missão conjunta que também envolveu outros países, como Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Holanda e Suíça, que têm fornecido alguns dos instrumentos e equipamentos das sondas.

Para ver e baixar as imagens em alta resolução, siga este link: http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a010000/a010700/a010718/index.html

Fonte: NASA

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook