Atualizado em: 1 março 2013


Monumentos Históricos do Brasil

Os monumentos históricos do Brasil guardam a memória dos fatos marcantes da nossa história, mas mesmo assim sofrem vandalismos por parte de pessoas que não tem noção da importância histórica e arquitetônica desses monumentos
Você Sabia?
Que a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga
O Brasil é um país que possui uma história rica de lutas e revoluções pela liberdade, por sua autonomia e muita dessa história ficou marcada através de seus monumentos que estão espalhados por todo o território nacional.

Sendo que alguns desses lugares, onde estão monumentos foram considerados patrimônio histórico devido a sua importância para a cultura do país, não somente para os brasileiros, mas também para o mundo, que através deles fica conhecendo um pouco da nossa história.

Monumentos Históricos espalhados pelo Território Nacional

Estátua de D. Pedro I Inaugurada em 30 de março de 1862, a estátua de bronze  foi erguida em homenagem à Proclamação da Independência. A estátua localiza-se na Praça Tiradentes, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Estátua de D. Pedro I

Monumento às Bandeiras

Monumento as Bandeiras

O monumento é obra do escultor Victor Brecheret e localiza-se  na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, na cidade de São Paulo. A obra foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

O Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada, localiza-se na cidade de Brasília, e é a residência oficial do presidente do Brasil, tendo sido concebido por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1958. O Palácio da Alvorada tem uma área de 7000m² e três pisos.

 Prédio da Alfândega

Prédio da Alfandega

Prédio histórico de 1711, localiza-se na cidade de Recife, sendo que no início abrigava o Convento da Madre de Deus. Mas a partir de 1826 tornou-se a sede da alfândega de Recife. Atualmente abriga o Shopping Paço Alfândega.

 Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência

É um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

Monumento aos Açorianos

DSC_6986

Monumento inaugurado em  26 de março de 1974, na cidade de Porto Alegre, em homenagem à chegada, em 1752, dos primeiros sessenta casais açorianos que povoaram a cidade.

Igreja da Ordem

Igreja da Ordem

Igreja católica de 1737, localiza-se na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, já abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783, e no século 19 foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834 uma parte da igreja desabou, mas sua completa restauração se deu apenas em 1880, por ocasião da visita do imperador D. Pedro II.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook