Atualizado em: 26 abril 2013


Mectimax Ivermectina: Bula, Indicações e Recomendações

Mectimax Ivermectina é um medicamento veterinário indicado no tratamento das sarnas e verminoses dos cães.
Você Sabia?
Que a Mectimax é um endectocidas da Agener União. Foi desenvolvido visando: A eficácia no combate aos endoparasitas redondos nas formas jovens e adultas.
Mectimax Ivermectina 1

A Ivermectina é um medicamento antiparasitário usado há anos na medicina

Mectimax é um endectocida do laboratório Agener União. Foi desenvolvido visando a eficácia no combate aos endoparasitas redondos nas formas jovens e adultas, e aos parasitas externos como carrapatos, bernes ( estágios larvários ), ácaros da sarna, piolhos.

Mectimax é um Endectocida de uso oral, à base de ivermectina, indicado no tratamento das sarnas e verminoses dos cães.

Características

• A ivermectina pertence a um grupo de antiparasitários conhecidos como lactonas macrocíclicas, utilizadas em várias espécies de animais domésticos.

• Após a administração por via oral, a ivermectina distribui-se amplamente pelos tecidos orgânicos como a pele e o trato gastrointestinal, onde exerce seu efeito sobre os parasitas.

• O produto é indicado para o tratamento das sarnas (sarcóptica, demodécica e otodécica), verminoses (Ancylostoma caninum, Ancylostoma braziliense, Uncinaria stenocephala, Toxocara canis, Toxascaris leonina, Trichuris vulpis, Strongyloides spp. e Capillaria spp.) e infestações por Cheyletiella em cães.

• O produto também tem atividade contra microfilárias do “verme do coração” (Dirofilaria immitis).

Reações Diversas

• As seguintes reações adversas podem ser observadas:ataxia,incoordenação,tremores,convulsões,
hipersalivação,sonolência,depressão/letargia,alteração comportamentais,midríase,vômitos,diarréia e anorexia.Estes efeitos desaparecem após a suspensão temporária da droga ou com a redução da dosagem.

Contra Indicação

• Por ser potencialmete tóxico,o produto não deve ser utilizados em cães das raças Collie,Olde English Sheepdog,Australian Sheepherd e nos cruzamentos destas raças.Recomenda-se o acompanhamento mais rigoroso dos cães das raças Galgo Afegão,Saluki,Whippet,Greyhound e Samoyeda submetidos a terapia.Há evidências que estes animais apresentam maior sensibilidade à ivermectina.

• O produto é contrta-indicado para filhotes de qualquer raça com menos de 6 semanas de vida.Não há estudos de segurança suficientes para o uso da ivermectina em cadelas prenhes ou em período de lactação,devendo ficar à critério do médico veterinário a utilização do medicamento nessas fases da vida das fêmeas.

Posologia

Doses Recomendadas

Sarna sarcóptica, sarna otodécica e verminoses: 0,2 a 0,4 mg/kg, por via oral, a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações.

Sarna demodécica: 0,5 mg/kg de peso, por via oral, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses. A critério do Médico Veterinário, a dose pode chegar a 0,6 mg/kg e o período de tratamento estendido.

Terapia microfilaricida: 0,05 mg/kg, por via oral.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook