Atualizado em: 22 abril 2013

Tudo Sobre Mahatma Gandhi

Gandhi é conhecido por promover uma nova “filosofia” de desobediência civil. Ele acreditava que a Índia poderia obter sua independência da Grã-Bretanha através de campanhas sem o uso da violência.
Você Sabia?
Que Gandhi em 1918, quando liderou os Kheda Satyagraha contra as taxações injustas.
Mahatma_Gandhi

Mahatma Gandhi foi um grande lider que pregou a desobediência civil

Mahatma Gandhi (de seu nome original Mohandas Karamchand) nasceu a 2 de outubro de 1869 na Índia e é um dos nomes mais importantes em todo o mundo quando o assunto versa processos de descolonização e independência, pacifismo e luta pela paz. Emigrou para Londres para estudar Direito e em 1891 retornou à Índia para exercer enquanto advogado, sendo que 1893 foi para a África do Sul (que, na época e à semelhança do seu país natal, era também uma colônia britânica) e fundou um movimento de caráter pacifista.

Interessado na independência indiana e personalidade de destaque na luta contra o domínio inglês através da não-violência, Gandhi enveredava por várias ações que visavam jejuns e marchas e incitava à desobediência civil, através do boicote aos produtos ingleses e a fuga aos impostos.

publicidade:

Historia de Mahatma Gandhi

A sua filosofia e forma de atuação que não admitia a revolta violência foram extraordinariamente importantes, revelando um lado humano que não encontrava correspondência no lado britânico – que, embora não fosse adepto do confronto aberto, reagia sobre a população indiana com recurso à repressão. No seguimento de uma greve convocada para reagir ao aumento da carga fiscal e de ter posto fogo a um posto policial, Gandhi foi preso em 1922 e condenado a seis anos de prisão; dois anos depois foi libertado e, em 1930, liderou a famosa marcha para o mar, na qual milhares de pessoas percorreram uma distância superior a 320 quilômetros contra o aumento dos impostos afetos ao sal.

O processo de independência (que havia sofrido retrocessos provocados pelos conflitos existentes entre hindus e muçulmanos e pela pretensão destes últimos de criar uma nação muçulmana) foi finalmente concluído em 1947, sendo que a Inglaterra reconheceu a autonomia da Índia – embora mantivesse os seus interesses econômicos. Neste seguimento, os conflitos internos e as divergências conduziram à criação de duas nações distintas por parte do governo – a União Indiana (liderada pelo primeiro-ministro Nehru) e o Paquistão, formado pela população muçulmana – e a repercussões violentas entre hindus e muçulmanos.

A 30 de janeiro de 1948, Gandhi (que até então tinha aceite a distinção entre as nações) foi morto por um hindu rebelde que, à semelhança dos nacionalistas que lhe haviam granjeado ódio, sendo que as suas cinzas foram lançadas no Rio Ganges, local que na atualidade possui um caráter sagrado e de homenagem para os hindus.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook