Atualizado em: 15 fevereiro 2013

Livros para Crianças: Leitura Infantil

Não se deve impor os livros que nós adultos julgamos melhores para a leitura da criança, para que ela não sinta a leitura como uma obrigação
Você Sabia?
Que em em 1405 surgia na China, por meio de Pi Sheng, a máquina impressora de tipos móveis, mas a técnologia que provocaria uma revolução cultural moderna foi desenvolvida por Johannes Gutenberg.
Livros-Para-Crianças-de-2-Anos

Como no 1º ano as crianças estão em fase de alfabetização, os livros devem ser lidos para elas

A dúvida de como escolher um bom livro para uma criança, de saber se ela vai se identificar com aquele livro, com seus personagens e gravuras, qual livro vai ser realmente bom para a criança.

Tudo parece complicado na hora de se escolher um livro para crianças.  Então acompanhe estas dicas para saber escolher um bom livro.

Livros para Crianças

Para os bebês, os  livros de plástico e pano são a opção mais acertada, pois os pequenos levam os livros à boca e os misturam aos alimentos, sendo que os livros de plásticos e pano podem ser lavados. Já de 1 a 2 anos de idade a criança vai adorar, por exemplo, os que têm alguma textura.

Já para crianças maiores, as ilustrações também são sempre muito relevantes. Quanto  às histórias, sempre é bom prestar atenção na complexidade, tamanho do texto e vocabulário, além de levar  em conta se é você ou a criança quem vai ler o livro.

Para as crianças  em fase de alfabetização, os livros em letra de forma, são um  bom estímulo à leitura. A criança também pode gostar de um livro escrito para  crianças mais novas, ou se interessar por um livro escrito para as crianças velhas.

Dicas

Devemos levar em conta se a criança está atualmente fascinada por bruxas, se gosta de animais, heróis, entre outros.  O adulto deve usar a sua sensibilidade para captar as dicas que a própria criança dá sobre as preferências literárias.

Entretanto por mais que a criança queira um livro que você não julgue adequado para ela, permita que, ela também tenha a oportunidade de decidir qual livro levar. Até porque nas crianças mais velhas, pode acontecer de só quererem ler o que escolhem .

Então indique alguns livros, mas não faça imponha um livro, porque se for forçada a ler um livro que não quer a criança vai associar os livros a uma obrigação imposta e isto não vai levar ao hábito da leitura, que é o objetivo de todo adulto, quanto as crianças e jovens.

Vídeo de Livro para Crianças

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook