Atualizado em: 10 fevereiro 2010

INSS – Consultas

O INSS- Instituto Nacional do Seguro Social- é uma autarquia federal que gerencia os benefícios da Previdência Social do Brasil. Uma fato interessante é que INSS atende a toda população brasileira, por exemplo: quando uma criança nasce e é registrada, ela já se torna beneficiária do INSS, assim, caso o pai e a mãe venha a falecer, a criança terá direito ao benefício de pensão por morte, isso se seus pais forem registrados na Previdência e estiverem em dia com suas contribuições.

publicidade:

Todo cidadão deve ir ao INSS para fazer sua inscrição na Previdência, mesmo se for trabalhador autônomo, se for contribuir de forma facultativa ou como empregado doméstico. O trabalhador que tem sua carteira de trabalho registrada por alguma empresa tem o registro na Previdência feita de forma automática. É muito importante que cada cidadão esteja com seus dados cadastrais atualizados junto à Previdência, pois é a partir dele que será analisado o direito a qualquer benefício.

Confira dois exemplos dos benefícios do INSS:

– Auxílio-doença: é o benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. No caso do contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga todo o período da doença ou do acidente (desde que o trabalhador tenha requerido o benefício).

-Aauxílio-reclusão: é o benefício pago aos dependentes do segurado de baixa renda que está preso. Esse benefício será pago aos dependentes do segurado que for preso, desde que o segurado não esteja recebendo salário da empresa, auxílio-doença ou aposentadoria.

Esses foram apenas alguns exemplos do quão importante o INSS é para a vida dos brasileiros. Para maiores informações e consultas acesse o site: http://www.inss.gov.br/

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook