Atualizado em: 13 setembro 2010

Hidreletrica Itaipu

Como sabemos, o Brasil é um país de proporções continentais. Com isso temos grandes distâncias, milhares de municípios e a quinta população do mundo. Grande, não? Porém, para fazer com que esse país continue fluindo é preciso muita energia.

publicidade:

E não falo apenas dos brasileiros, mas de energia mesmo! Boa parte dessa energia é gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. A mesma está localizada no no rio Paraná, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

A idéia do seu nome foi retirada de uma ilha que existia próxima ao local da construção. O nome Itaipu advém do idioma Guarano e significa “o som de uma pedra”. A estrutura da hidrelétrica é tão grandiosa que já foi homenageada em música pelo compositor americano Philip Glass.

Atualmente, a Hidrelétrica de Itaipu é a maior usina hidrelétrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo.

A hidrelétrica é administrada pela Itaipu Binacional – empresa essa que foi construída pelo Brasil e Paraguai no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte da Ponte da Amizade. O projeto vai de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, no sul, até Guaíra e Salto del Guairá, no norte.

Segundo dados da própria agência, a capacidade de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada. No ano de 2008, a usina geradora atingiu o seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.

Para maiores informações sobre essa grandiosa obra, basta acessar o site da Hidrelétrica de Itaipu.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook