Atualizado em: 2 setembro 2013

Faculdade de Rádio e TV - Ainda é uma boa?

Os profissionais da área de Rádio e TV tem os seus sindicatos regionais para defender seus direitos.
Você Sabia?
Que a invenção do rádio é creditada ao inventor e cientista italiano Guglielmo Marconi, nascido em 1874 na cidade de Bolonha.
Faculdade de Rádio e TV 1

O profissional formado em Radialismo não está restrito só às rádios

Fazer uma faculdade de Rádio e TV ainda é uma ótima opção. Sendo que muitos profissionais formados em jornalismo tem o sonho de trabalhar em rádio ou televisão.

E com a atual expansão do mercado, a popularização da internet e a abertura de novas frentes de trabalho com os canais a cabo, a área de atuação dos profissionais graduados em Rádio e TV cresceu e muito e tem tudo para continuar a crescer.

publicidade:

Área de Atuação

Rádio e TV tem muitos segmentos e permite que o profissional desempenhe uma série de funções. não somente em emissoras de rádio e TV,  atrás das câmeras ou microfone, mas também em produtoras de áudio e vídeo. Com a unificação de mídias que se configura, TV, internet e celular devem compartilhar muito conteúdo, e a produção de conteúdos deve empregar cada vez mais profissionais.

Há até emissoras de rádio e TV na internet e sites de vídeos muito acessados, como o YouTube. Entretanto  com a facilidade de acesso à banda larga e os avanços tecnológicos, em breve a TV e a internet serão uma mídia integrada. O que vai levar as empresas a precisarem colocar imagens em movimento, com som de qualidade, em seus sites e haverá a necessidade de profissionais capacitados para isso.

Mas o estudante antes de se matricular em uma faculdade de Rádio e TV deve lembrar que um curso de Rádio e TV precisa de uma infraestrutura com estúdios e equipamentos adequados para as aulas. Assim os alunos devem visitar os estúdios da faculdade em que pretendem estudar, para verificar o local e aparelhagem disponível. Lembrando que é bom verificar a grade curricular do curso, para evitar cursos desatualizados.

Assim, é muito favorável que se faça uma faculdade de Rádio e TV, porque além das empresas de rádio e televisão empregarem esses profissionais, as produções para internet, tanto de transmissões de áudio quanto de vídeo, são fontes de emprego para o profissional graduado em Rádio e TV.

Grandes oportunidades de trabalho estão nas áreas de produção e edição de imagens. Sendo que o eixo Rio – São Paulo oferece as melhores oportunidades de trabalho, mas a Região Sul também possui um bom mercado para esses profissionais. Entretanto há vagas também no Nordeste, em diversas emissoras instaladas em Natal, no Recife e em Salvador, entre outros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook