Atualizado em: 25 setembro 2013

Estrutura do Pneu: Ombro, Banda de Rodagem e Parede

É o pneu que transforma a força do motor em tração, sendo que é o pneu o responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas.
Você Sabia?
Que a estrutura dos pneus dianteiro e traseiro utilizam uma carcaça radial e uma cintura metálica.
estrutura do pneu

É importante ressaltar que deve-se evitar mudar o sentido de rotação do pneu ao longo de sua vida útil.

O pneu de um veículo automotor vem a ser  uma das partes mais importantes do veículo, pois é o pneu que suporta o peso do veículo e a carga que está carrega, além do fato de que é o pneu que faz o contato do veículo com o solo.

Também é o  pneu que  transforma a força do motor em tração, sendo que é o pneu o responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas.

publicidade:

Estrutura de um Pneu

Carcaça: é a parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. A Carcaça é composta  de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão, que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;.

Talões: são constituídos internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda.

Parede Lateral:  são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga.

Cintas (Lonas): São o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. A função das Cintas  é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo.

Banda de Rodagem:  é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Possui desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos, e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

Nervura Central: é a parte que proporciona um contato “circunferencial” do pneu com o solo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook