Atualizado em: 24 fevereiro 2011

Envelhecimento humano | Múltiplas abordagens

Envelhecimento humano | Múltiplas abordagens

Como abordar o envelhecimento? Há muitas controvérsias, uns dizem que é a lei natural do ser humano, outros dizem que se houvesse um indicador positivo na melhora da qualidade de vida que seria diferente, outros dizem que problema de cultura, característica do individuo.

publicidade:

Enfim a uma  discussão específica de abordagem antropológica que investiga as questões relativas a saúde do idoso. Tudo parece muito relativo na variedade de formas de envelhecer. O envelhecimento biológico não tem remédio. As vezes nós nos olhamos no espelho, nossa aparência está ótima, nossa cútis é excelente. Mas o que não vai bem com nosso organismo? Cansamos rápido, fadigamos com facilidade, não aguentamos mais pesos nenhum, é o metabolismo que está lento devido ao cansaço causado pelo envelhecimento.

Os Antropólogos estudam sobre o envelhecimento em diversas culturas e garantem que há dois tipos de elementos influenciadores no processo do envelhecimento, o envelhecimento biológico e o envelhecimento com relação as características do indivíduo, primeiro se identifica os problemas de saúde, desenvolve uma estratégia para enfrentá-lo e o resto fica fácil.

O problema é, dificilmente um idoso goza de perfeita saúde, caso venha resolver esse problema que achamos ser prioritário, nossos idosos ou mesmo nós, poderemos desfrutar uma velhice com tranquilidade e sem preocupação.

No entanto, para garantir uma terceira idade saudável, é preciso manter dietas especiais, que poderiam ser ditas por um pagé ou xamã índigena, que sempre gozam de felicidade, paz, e extrema força e sabedoria, entre muitas outras coisas, e podem certamente aconselhar sobre como ter um pouco mais de amor e gratidão pelas grandes forças da natureza.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook