Atualizado em: 8 julho 2011

Eclipses de 2012

Saiba mais sobre os eclipses e descubra qual a diferença do eclipse lunar para o solar.

Todo mundo já deve ter ouvido e assistido no Jornal quando que haverá um Eclipse. E assim ficar ansioso aguardando o dia e a hora para assistir o espetáculo que está para acontecer nesse determinado momento. E também tem muitos daqueles que sempre espera a oportunidade, mas acaba estando ocupado no momento e perdendo, como no caso, o Eclipse.

Para quem não sabe o Eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Há dois tipos de Eclipse, o lunar e o solar. O lunar acontece mais vezes do que o solar, que é mais raro de acontecer.

publicidade:

Eclipse Solar

Uma raridade acontecer, mas há a possibilidade. Trata-se de quando a sombra da Lua cruza a superfície da Terra, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Há três fases desse tipo de eclipse. O Parcial é quando somente uma parte do sol é ocultado pelo disco lunar. O Anular, que é quando a luz do sol pode ser visto só ao redor do disco lunar. O Total, onde toda a luminosidade do Sol é coberta. E por fim, a Híbrida, que é quando dependendo do local do planeta que a pessoa estiver ela poderá ver o anular, e outra pessoa que estiver em outra localidade, poderá observar o total.

Eclipse Lunar

Mais fácil de acontecer, o Eclipse Lunar acontece quando quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra. Ele é mais fácil de acontecer quando se estar fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse

Em 2012

Ainda não se sabe quais as datas ou a data que acontecerá eclipse. Geralmente eles são anunciados quando estão mais próximos de acontecer, portanto, ainda é preciso esperar um pouco para podermos ficar informador e estar preparados para desta vez não perder a chance de assistir a um eclipse.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook