Atualizado em: 13 agosto 2013

Diferença entre: Preconceito e Discriminação

Saiba qual é a diferença entre preconceito e discriminação!
Você Sabia?
A Lei 9459, pune com penas de até cinco anos de reclusão, além das multas, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, de cor, etnia, religião ou procedência nacional!
preconceito 1

Ao olhar a mesmo pessoas com roupas diferentes o que você sente? Espanto, indiferença? Muitas pessoas são discriminadas todos os dias pela roupa que veste, por ter tatuagens e por tantas coisas menores.

Muita gente pensa que preconceito e discriminação são a mesma coisa, mas estão bem enganados. Pois preconceito é a opinião formada antecipadamente, sem maiores ponderações ou conhecimentos reais dos fatos. È quando a pessoa acredita em determinado conceito ou ideia sem pensar na possibilidade de que haja variantes nessa ideia estabelecida. Já a discriminação é a atitude da pessoa contra o outro, motivada pelo preconceito. A não aceitação do outro, que percebe a discriminação pelos risos, desdém, olhar incrédulo, zombarias, entre outras atitudes de quem o está discriminando.

Definição

preconceito 2

O racismo é muito comum ainda no Brasil, mesmo havendo tanta diversidade no país.

Assim,podemos definir que preconceito é uma ideia preconcebida sobre um fato, atitude ou  escolha do outro.

publicidade:

Já discriminação é a atitude que tomamos contra o outro devido á ideia formada que temos sobre determinada conduta ou fato que o outro vivencia.

Somos humanos e por isso falhos, sendo assim propensos a sermos preconceituosos porque muitas vezes durante a nossa vida chegamos a conclusões precipitadas, sem o conhecimento real dos fatos, dirigidos por nosso parâmetros de conduta, beleza, moral, entre outros.

Afinal a diversidade está presente em todo planeta Terra e as diferenças é o que tornam a vida menos tediosa. E a intransigência moral e social é que fazem com que tenhamos preconceitos em todas as áreas da vida na Terra e então começamos a discriminar os outros seres, afastando o que poderia nos trazer novas formas de entendimento e de viver a vida.

 

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook