Atualizado em: 7 fevereiro 2013

Como fazer o casamento no Civil e Religioso Juntos

Juntar o casamento civil com o religioso na mesma cerimônia é muito comum entre os noivos, portanto veja como fuciona.
Você Sabia?
Que a origem do casamento da forma como o conhecemos remonta à história antiga de Roma, época quando surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença de uma noiva.
Casamento-civil-qual-roupa-usar

Casamento é o vínculo estabelecido entre um homem e uma mulher, mediante o reconhecimento governamental

Certamente casar é um sonho de muitas pessoas, e afinal todos sonham em encontrar a sua cara metade, além de construir família e ser feliz por completo. Uma cerimônia de casamento poderá ser realizada no religioso, no civil ou mesmo os dois juntos onde é celebrado por um padre, pastor ou mesmo autoridades equivalentes a cerimônia talvez poderá acontecer em uma igreja, salões, clubes ou pousadas, o que se tem importância realmente é a presença e a benção de Deus dadas pelas autoridades religiosas.

O casamento civil por exemplo, possui um caráter formal, tornando público e legal na união de duas pessoas. E quando os dois deverão acontecer ao mesmo tempo durante a cerimônia religiosa.

publicidade:

Como funciona o processo de habilitação

Em várias modalidades de casamentos, é necessário que os noivos possam dar entrada ao processo de habilitação para o casamento no cartório. Este que deverá ser feito 30 dias antes da cerimônia para que o cartório veja se não existe por sua vez nenhum tipo de impedimento legal contra um dos noivos. E com isto se nada tiver errado, o cartório deverá emitir a Certidão de Habilitação a qual deverão ser entregues para as autoridades religiosas momentos antes de começar a cerimônia religiosa.

Como funciona a cerimônia religiosa

O casamento religioso, sendo realizado com efeito civil, deverá ser celebrado fora do cartório de Registro Civil, sendo ainda presidido através de autoridades religiosas, como por exemplo, um padre, um pastor ou mesmo um rabino, entre outros. O juiz deverá comparecer até os locais de cerimônia fazendo o casamento legal e em seguida a autoridade religiosa que for equivalente a sua religião deverá realizar esta cerimônia.

Através do novo código civil é possível se realizar o casamento religioso e o registro civil em seguida, porém é preciso se levar em conta que existem denominações que possuem seus estatutos de cláusulas em uqe não são permitidos realizar os casamentos religiosos, sem comprovantes de casamento civil. Os noivos ainda deverão ir ao cartório tirar as dúvidas para evitar problemas na cerimônia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook