Atualizado em: 8 setembro 2010

Chuva de meteoros no Brasil

O céu é algo que intriga o ser humano há milhares de anos. Tão próximo e tão distante, sempre nos perguntamos o que há por lá. Olhamos para o céu e imaginamos o infinito que é o universo. De uma forma ou de outra, a vida surgiu de lá. Em algum momento tudo começou e chegamos ao ponto que estamos hoje.

publicidade:

E impossível não se pegar as vezes com um olhar perdido direcionado para o alto onde tentamos compreender os mistérios da vida e do universo. Porém, além de tentar desvendar esses mistérios, olhar para o céu – seja de noite ou de dia – sempre nos faz perceber o quão sublime é a vida.

Entender como tudo funciona tão perfeitamente, saber que além de embelezar as noites a lua, por exemplo, tem uma função essencial para que a terra continue nos “trilhos” e ai por diante. Uma das melhores visões que se pode ter hoje em dia é poder apreciar uma bela noite estrelada.

Apreciar uma noite estrelada chega a ser algo difícil e, muitas, impossível devido a poluição e iluminação nas grandes cidades brasileiras e do mundo. Além das estrelas, um outro evento que torna o céu mais belo a noite é uma chuva de meteoros.

A chuva de meteoros é um fenômeno associado com a entrada na atmosfera terrestre de pequenas partículas sólidas que advém do espaço. Ao adentrar através do ar a uma alta velocidade, estas partículas deixam atrás de si brilhantes traços luminosos devido à fricção e também à ionização que é gerada nas camadas superiores da atmosfera.

Tal evento é belíssimo e mexe com o imaginário das pessoas. O fenômeno pode ser visto a olho nu. Aqui no Brasil, a última grande observação foi no mês passado, onde durante algumas horas foi possível ver um belo espetáculo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook