Atualizado em: 19 novembro 2010

Capitão Nascimento verdadeiro

Por ser um filme de impacto e que rendeu uma enorme bilheteria pelo realismo e pelos maravilhosos atores, ficamos nos perguntando se Capitão Nascimento realmente existe.

publicidade:

Ele existe sim e se afastou do Bope a pedido de seu filho.

O verdadeiro Capitão Nascimento foi criado por Rodrigo Pimentel, que inspirou a criação deste personagem e é um dos roteiristas.

Em 1997, Capitão Roberto Nascimento (ou Capitão Nascimento, simplesmente) chefiava a Equipe Alfa do BOPE. Estava há muito tempo trabalhando para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, apresentando sinais de cansaço mental. Procurava um substituto para si, e acreditava tê-lo encontrado seja no aspirante Neto Gouveia (interpretado por Caio Junqueira) ou no aspirante André Matias (interpretado por André Ramiro). O Capitão Nascimento é casado com Rosane Nascimento (interpretada por Maria Ribeiro) e ao longo do filme torna-se pai de seu primeiro filho.

O Capitão Nascimento assim como outros personagens e situações do filme é baseado em elementos presentes no livro Elite da Tropa, de André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com Luiz Eduardo Soares.

Em Tropa de Elite 2, passado treze anos após o primeiro filme, Nascimento foi promovido a Tenente-Coronel.

Veja alguns vídeos de Rodrigo Pimentel.

Neste vídeo que é dividido em duas partes, Rodrigo ainda trabalhava no BOPE, em uma entrevista concedida para um documentário.

Clique nos links a seguir:

Parte I

http://www.youtube.com/watch?v=h9Jngj99NlI&feature=related

Parte II

http://www.youtube.com/watch?v=ZAvoKor-XjQ&feature=related

E neste vídeo, o ex-comandante em sua vida atual, com o filho

http://www.youtube.com/watch?v=dbYBV7d8TlE

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook